Curso sobre a importância da participação das mulheres na política reúne representantes de partidos e da sociedade
O curso marcou o início dos preparativos para o pleito municipal de 2020

A Escola Judiciária Eleitoral – EJE/RR realizou na última quinta-feira (15), o curso “Aplicação dos recursos do fundo partidário em programas de promoção e difusão da participação política das mulheres”. O evento contou com a participação de representantes de partidos políticos e do movimento de mulheres, assessorias parlamentares, operadores do direito, contadores, candidatos(as) e estudantes.
O desembargador Jefferson Fernandes da Silva, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima – TRE/RR, fez a abertura oficial do curso. “Nós estamos agradecidos pela presença de todos. A quantidade de pessoas que atenderam ao nosso convite demonstra a importância do evento. Nós todos queremos a participação mais efetiva das mulheres e o que pudermos fazer para que as mulheres participem, será feito. É muito bom para a nação que as mulheres participem das decisões políticas”, ressaltou.
A programação do curso teve início com a palestra ‘A participação da mulher na política – Uma análise social e histórica’, ministrada pela juíza Maria Aparecida Cury. “Falar sobre direitos humanos e sobre igualdade de gênero, nos últimos anos, se tornou algo que eu me debrucei e trabalhei. Esse é um tema que me interessa muito, não apenas como juíza, mas também como pessoa. Acompanhar a trajetória das pessoas na busca do respeito aos seus direitos, aos direitos humanos de homens e de mulheres é algo que sempre me fascinou, principalmente porque nós ainda temos, não só no Brasil, mas no mundo, uma desigualdade muito grande”, enfatizou a magistrada ao iniciar sua fala, que fez um retrospecto sobre as árduas batalhas femininas pela conquista de espaço nos cargos políticos.
A segunda palestra teve como tema ‘Prestação de Contas e Sanções’, conduzida por Nasser Hamid, analista judiciário do TRE/RR. Na sequência, foi abordado o tema ‘Aplicação de Fundo Partidário no incentivo à participação política das mulheres’, pelo analista judiciário do TRE/RR, Silvio Fernando.
A última palestra foi ministrada pela juíza Lana Leitão, titular da 1ª Zona Eleitoral. Ela falou sobre ‘A importância da participação da mulher na política’. Ao final de cada palestra houve a interação dos participantes, que contribuíram com perguntas e manifestações acerca dos temas propostos.
A programação foi encerrada pela analista judiciária do TRE/RR, Janice Leitão, que convidou os presentes a uma reflexão.
O curso marcou o início dos preparativos para o pleito municipal de 2020. De acordo com o coordenador da EJE/RR, analista judiciário José Maria Neto, é necessário promover políticas públicas educacionais que estimulem a redução da desigualdade de gênero no âmbito da sociedade roraimense.
“Estamos satisfeitos com o resultado do curso. É gratificante observar que quando criamos oportunidades de discutir temas importantes como esse, a sociedade responde positivamente. Esse curso foi o primeiro de muitos que pretendemos realizar para garantir a pluralidade nas representações políticas e fazer a nossa parte, como Justiça Eleitoral, que tem como norte trabalhar para a garantia do processo democrático", disse.