V Assembleia Geral do COPTREL homenageia ministros e desembargadores

Evento virtual contou com a participação de presidentes dos TREs, além de representantes da Comissão Executiva do COPTREL, diretores-gerais e assessores de comunicação

Mosaico contendo imagem do rosto dos presidentes dos TREs

A V Assembleia Geral Virtual do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), realizada no dia 17 de novembro por meio da plataforma Zoom, e transmitida ao vivo no canal TRE Roraima, no YouTube, foi marcada por homenagens a ministro e desembargadores. Durante o encontro, foi apresentada a Carta Consolidada do 2º Encontro das Regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste, com propostas para a melhoria administrativa das Cortes Regionais e das ferramentas que auxiliam a atuação dos sistemas eletrônicos eleitorais.

Na análise do presidente do Coptrel e do TRE de Roraima, desembargador Leonardo Cupello, a outorga das medalhas se dá pela importância dos atores homenageados no cumprimento do dever democrático e ao reinventar a atuação da Justiça Eleitoral, principalmente em tempos de pandemia e afirmação do processo eletrônico de votação vigente.

“Os homenageados merecem o reconhecimento pelo que fizeram e fazem pela Justiça Eleitoral porque demonstram diariamente o seu compromisso cívico e profissional. Dias como esse ressaltam a importância de debater temas importantes, tentando trazer à tona resultados profundos às questões surgidas e continuar tornando as ações da JE cada vez mais avançadas e atendendo às expectativas dos cidadãos brasileiros”, ressaltou.

Outorga de medalha

Durante a programação, foi realizada a entrega virtual da Medalha Ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto, outorgada pelo Coptrel ao desembargador Eurípedes do Carmo Lamounier, ex-presidente do TRE do Tocantins; e à desembargadora Denise Castelo Bonfim, ex-presidente do TRE do Acre. A medalha, instituída pela resolução número 01, de 21 de novembro de 2014, é honraria com a qual são agraciados personalidades, magistrados, servidores e entidades credoras do reconhecimento do Colégio.

Em comemoração aos 25 anos da implantação da urna eletrônica, ocorreu a entrega virtual da medalha Ministro Carlos Mário da Silva Velloso, outorgada pelo Coptrel e instituída pela Resolução nº 01, de 23 de junho de 2021. Foram agraciadas as seguintes autoridades: ministro Carlos Mário da Silva Velloso, ex-presidente do TSE; ministro Luis Roberto Barroso, presidente do TSE; ministro Luiz Edson Fachin, vice-presidente do TSE; ministro Alexandre de Moraes, membro do TSE; e ministro Humberto Eustáquio Soares Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça.

Para o ex-ministro Carlos Mário Velloso, o reconhecimento destaca também o trabalho de todos os colaboradores da Justiça Eleitoral, que sempre se dedicaram a aprimorar as ações para o exercício pleno da democracia. Ele também destacou o início da utilização do sistema eletrônico de votação por meio das urnas eletrônicas. “Inclusive, enquanto juiz do TRE-MG na década de 1970, iniciamos as ações de modernização do sistema de votação, implementando atividades usando os primeiros computadores que viriam a ser o embrião da utilização eletrônica nos processos eleitorais brasileiros”, lembrou.

De acordo com o ministro Humberto Martins, receber essa homenagem é motivo de extrema alegria, motivação e responsabilidade. “A justiça eleitoral se faz dia a dia, respeitada, eficiente, produtiva e de qualidade. Esse sucesso é resultado de um trabalho incansável de magistrados e magistradas brasileiras, em especial da Justiça Eleitoral, do seu quadro de servidores, assessores e colaboradores, todos unidos e responsáveis por esse pilar de segurança para democracia do Brasil”, destacou.

Painéis

No primeiro painel, a desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, presidente do TRE do Pará e secretária do Coptrel, apresentou a Carta Consolidada do segundo encontro dos TREs das Regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste, para discussão e aprovação.

Em seguida, foram exibidos quatro vídeos produzidos pela assessoria de comunicação do TRE-RR, referentes aos encontros virtuais realizados. No terceiro painel o desembargador Leonardo Cupello apresentou a palestra: "Sistema Eleitoral Contemporâneo".

Coptrel

O Coptrel é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com abrangência em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Foi fundado em 16 de setembro de 1995 e é composto pelos presidentes dos TREs. O objetivo do Colegiado é discutir e buscar soluções para aperfeiçoar a prestação do serviço desenvolvido pela Justiça Eleitoral e contribuir para o fortalecimento da democracia no Brasil.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido