Justiça Eleitoral roraimense inaugura sistema de energia solar

Novo modelo gera energia limpa e sustentável, com economia de até 90% nas contas de luz

TRE-RR - Energia Solar inauguração
Presidente do TRE-RR, desembargador Leonardo Pache de Faria Cupello

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desembargador Leonardo Pache de Faria Cupello, realizou uma cerimônia nesta sexta-feira, 25 de novembro, na sede da instituição, para inaugurar o novo sistema de energia solar.

Conforme explicou o presidente da Corte Eleitoral, preservar o meio ambiente e reduzir os custos com a fatura de luz foram os principais fatores que contribuíram para a instalação do sistema de energia fotovoltaica (solar) na Justiça Eleitoral roraimense. Trata-se de uma fonte energética totalmente renovável e limpa, sem a emissão de gases que provocam o efeito estufa.

Os equipamentos já foram instalados em todas as oito zonas eleitorais, sendo que em seis já estão funcionando, faltando apenas a 5ª ZE em Boa Vista e a 7º ZE em Pacaraima, que estão em processo de homologação junto a empresa fornecedora de energia em Roraima para começar a funcionar.

Na sede do Tribunal, os serviços seguem rumo a finalização da ampliação da estrutura e instalação das placas solares. A expectativa é que até o fim do mês de janeiro todos os cartórios e a sede administrativa estejam funcionando com 100% de energia fotovoltaica.

Segundo Fábio Matias, membro da comissão de instalação de energia fotovoltaica do TRE-RR, apesar da instalação ainda estar em processo, os benefícios econômicos já são percebidos pelo Tribunal.

“Desde o início da atual gestão, o presidente Leonardo Cupello estabeleceu como meta trazer energia limpa para o Tribunal, para cumprir nosso compromisso de preservação do meio ambiente, bem como trazer benefícios econômicos com a captação de energia solar. E os frutos já estão sendo colhidos. Em quatro prédios da Justiça Eleitoral, houve redução de aproximadamente 90% na conta de energia", destacou Matias.

No total, serão instalados 1.320 painéis solares. A potência de todos os sistemas é 594 kwp (kilowatts pico hora) de energia, necessários para tornar a sede do TRE-RR e as oito zonais eleitorais, autossuficientes, produzindo na integralidade a própria energia que consomem. O investimento será de r$ 1.871.100,00.

Em cada cartório, foram instaladas 55 placas fotovoltaicas, que têm capacidade para gerar até 24 kwp (kilowatts pico hora) de energia, ao custo de R$ 75.600,00.

Como funciona

O sistema fotovoltaico é composto de placas feitas a base de materiais semicondutores como o silício. O painel é geralmente instalado em cima do telhado e a quantidade de módulos utilizados varia de acordo com o consumo. As usinas fotovoltaicas geram energia limpa e renovável, proveniente do sol, e devolvem essa energia produzida para a rede pública. Essa devolução gera um crédito junto a concessionária de energia elétrica e, consequentemente, a economia de gastos com essa despesa para o tribunal.

Logística sustentável

O plano de logística sustentável da justiça eleitoral (PLS-JE) foi implementado inicialmente por meio da resolução CNJ nº 201/2015, com a adoção de medidas para minimizar os impactos causados ao meio ambiente decorrentes das atividades administrativa. Com isso, passou-se a pensar em práticas de sustentabilidade, visando à racionalização de gastos e consumo, por meio da construção de indicadores e metas que apontem cada vez mais para o equilíbrio socioambiental.

Posteriormente, a norma foi revogada pela resolução CNJ nº 400/2021, que trouce novos indicadores de desempenho para serem mensurados pelos tribunais e conselhos superiores. A instalação de energia fotovoltaica atende à resolução TSE nº 23.474/2016, que prevê a implantação do PLS-JE, e à resolução nº 400/2021.

Elevadores

Na mesma cerimônia realizada na sexta-feira, 25, o presidente do TRE-RR, desembargador Leonardo Cupello, inaugurou dois elevadores na sede administrativa do Tribunal.

#PraCegoVer: Foto de perfil do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, desembargador Leonardo Pache de Faria Cupello. Ele é um homem de meia idade, tem barba cheia e usa óculos de grau. Está de terno cinza, camisa branca por dentro, gravata e lenço rosa. 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido