TRE-RR promove campanha por mais equidade racial no ambiente institucional
No plano de comunicação, constam ações que reforçam o compromisso da Justiça Eleitoral com o respeito à diversidade e à inclusão

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) lançou a campanha “Respeito é Justiça: Racismo não tem vez na Justiça Eleitoral”, com o objetivo de promover a equidade racial no ambiente institucional. A ação reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com o respeito à diversidade e à inclusão.
A iniciativa integra o Programa de Promoção à Equidade Racial, criado pela Resolução nº 550/2025, e também busca contribuir para o alcance das metas do IPER (Indicador de Desempenho na Promoção da Equidade Racial) – um dos pilares avaliados no Prêmio CNJ de Qualidade 2025. Além da Resolução nº 550/2025, a Justiça Eleitoral roraimense publicou a Portaria 167/2025, criando a Comissão de Promoção à Equidade Racial.
A campanha será veiculada de forma contínua, com reforço especial em datas estratégicas, como o Mês da Consciência Negra (novembro). Os conteúdos serão divulgados nas redes sociais oficiais do TRE-RR (Instagram e Facebook) e também na comunicação interna, por meio de filipetas virtuais enviadas por e-mail e publicadas na intranet.
No decorrer do ano, o TRE-RR promoveu alguns eventos relacionados ao tema, como a palestra sobre equidade racial, em alusão ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, realizada em 21 de março, no plenário da instituição, e ministrada por Rafaela de Oliveira André, coordenadora Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
O TRE-RR também finalizou o processo de Recadastramento de Dados Étnico-Raciais e de Gênero, uma iniciativa voltada à atualização das informações sobre cor, raça e identidade de gênero de sua equipe. Ao todo, 105 pessoas participaram, entre magistrados, servidores, estagiários, força de trabalho e colaboradores terceirizados.
PLANO DE COMUNICAÇÃO
- Público-alvo:
- Magistrados(as), servidores(as) do TRE-RR, demais colaboradores(as) e público externo com foco em conscientização institucional.
- Canais de divulgação:
- Redes sociais do TRE-RR (Instagram e Facebook)
- Intranet
- Cartazes físicos nas dependências do TRE
- E-mail e WhatsApp institucionais
- Materiais da campanha:
- Carrossel com 4 cards informativos
- Stories com criação de destaques no Instagram
- Filipeta digital com explicação da campanha e os canais de denúncia
- E-mail marketing direcionado ao corpo funcional
- Frequência:
- Campanha permanente com reforço em datas estratégicas (ex: mês da Consciência Negra, em novembro)
- Linguagem:
- Simples, direta e acessível, com foco no respeito às diferenças, reforçando que equidade racial também é justiça.