Justiça Eleitoral realiza primeiro atendimento na Terra Indígena Wai-wai, na Comunidade Aldeia do Rio Anauá
No total, 96 eleitores foram atendidos pela equipe do TRE-RR

A Justiça Eleitoral de Roraima realizou o primeiro atendimento presencial na Comunidade Aldeia do Rio Anauá, território da etnia Wai-wai, localizada na zona rural de São João da Baliza. A ação ocorreu na quarta-feira, 12, e foi organizada pelo Cartório da 4ª Zona Eleitoral, responsável pelos municípios de São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Caroebe.
Os indígenas da região tiveram acesso pela primeira vez aos serviços eleitorais próximos de onde vivem, ampliando a inclusão e garantindo que mais eleitores possam exercer seus direitos civis de maneira plena. O atendimento contemplou principalmente serviços de revisão eleitoral e atualização de dados. No total, 96 eleitores foram atendidos pelos servidores Silvana Souza e Jonilton Oliveira, que conduziram o trabalho ao longo do dia.
Durante o atendimento, Jonilton destacou o significado da ação para a comunidade. “Sinto-me honrado em poder contribuir no processo de viabilização da cidadania às pessoas moradoras das localidades longínquas e, por vezes, desassistidas de serviços públicos. Sempre relembro a eles da importância do exercício dos direitos políticos (votar e ser votado), como forma de influenciar nas decisões da municipalidade”, comentou.
Para chegar à comunidade, é necessário deslocar-se até São João da Baliza e, em seguida, percorrer aproximadamente 21 km pela Vicinal 29. O trajeto leva cerca de 55 minutos a partir do Cartório da 4ª ZE e a estrada não é pavimentada. A Aldeia do Rio Anauá fica às margens do rio de mesmo nome e reúne cerca de 400 moradores.
Também foram ofertados serviços como alistamento, atualização do título e regularização da situação eleitoral sem precisar se deslocar longas distâncias até a cidade.




