TRE-RR promove capacitação em Inteligência Artificial aplicada à Jurisdição Eleitoral
A formação foi voltada aos assessores e assessoras do TRE-RR e buscou fortalecer a compreensão sobre o avanço da IA no ambiente jurídico

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) ofereceu nos dias 17 e 18, segunda e terça-feira, uma capacitação inédita sobre o uso de Inteligência Artificial Generativa na atividade jurisdicional. O curso foi ministrado pelo Dr. Rafael Leite Paulo, das 8h às 12h, no Laboratório de Informática da Escola Judiciária Eleitoral de Roraima (EJURR).
A formação foi voltada aos assessores e assessoras do TRE-RR e buscou fortalecer a compreensão sobre o avanço da IA no ambiente jurídico, além de ampliar o uso consciente e estratégico dessas ferramentas no apoio às decisões e rotinas da Justiça Eleitoral. A iniciativa apresenta o panorama atual da IA aplicada ao Direito Eleitoral no Brasil e no mundo, discute impactos no processo decisório, analisa mudanças nos fluxos institucionais e aborda aspectos éticos, jurídicos e práticos ligados à sua implementação.
Segundo Iara Calheiros, coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral, a capacitação atende a uma necessidade crescente diante das transformações tecnológicas que já influenciam o trabalho diário das equipes. “Nossa proposta é contribuir para que os profissionais ganhem tempo, precisão e eficiência na produção de análises, pareceres e documentos técnicos”, apontou.
O curso “Capacitação em Inteligência Artificial na Jurisdição Eleitoral” foi presencial, com carga horária de oito horas e disponibilizou 20 vagas.

