TRE-RR promove capacitação sobre acessibilidade digital
O objetivo é apresentar boas práticas para tornar conteúdos digitais acessíveis, fortalecendo a cultura institucional de respeito à diversidade e à inclusão

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE_RR), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), realizou nesta quarta-feira (19) uma capacitação sobre Acessibilidade Digital. O treinamento foi ministrado por Fábio Barros, técnico judiciário da área de Programação de Sistemas do TRE-RR, em formato virtual pela plataforma Zoom.
A formação foi direcionada aos servidores e colaboradores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) e teve como objetivo apresentar boas práticas para tornar conteúdos digitais acessíveis, fortalecendo a cultura institucional de respeito à diversidade e à inclusão.
Para Iara Calheiros, coordenadora da EJE, garantir acessibilidade digital é essencial para oferecer igualdade no acesso à informação e aos serviços públicos. Ela destacou que o TRE-RR busca capacitar seus servidores para produzir conteúdos acessíveis, conforme a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), o Decreto nº 9.296/2018 e as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG 2.1).
Durante a capacitação, Fábio Barros explicou conceitos, normas e legislações sobre acessibilidade digital e apresentou exemplos práticos em sites, documentos, sistemas e mídias. Segundo ele, “disponibilizar conteúdos acessíveis é fundamental para que todos os cidadãos, inclusive pessoas com deficiência, possam exercer seus direitos”. O curso também incentivou o uso de ferramentas e recursos tecnológicos que promovem inclusão digital.

