TRE-RR promove capacitação sobre equidade de gênero e inclusão feminina
A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), realizou nesta sexta-feira, 14 de novembro, uma capacitação sobre Equidade de Gênero e Inclusão Feminina. O curso, voltado para servidoras da Justiça Eleitoral roraimense, foi ofertado de forma on-line pela plataforma Zoom e ministrado por Iara Calheiros, analista judiciário do TRE-RR.
A iniciativa faz parte do Programa de Incentivo à Participação Feminina e tem como objetivo promover um ambiente institucional mais inclusivo e igualitário, por meio de ações educativas, reflexivas e participativas que estimulem o respeito, a valorização e a igualdade de oportunidades.
Segundo Iara Calheiros, coordenadora da EJE, apesar dos avanços, ainda existem desigualdades que limitam a participação de mulheres e pessoas de diferentes identidades de gênero. Ela acrescentou que o curso busca conscientizar, estimular o debate e valorizar o protagonismo feminino, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 5 – Igualdade de Gênero.
“Durante as atividades, foram abordados temas como direitos políticos, participação feminina na política, atualizações do Tribunal Superior Eleitoral e conceitos de equidade e igualdade. A ação reforça o compromisso do TRE-RR com a valorização das servidoras e o fortalecimento da democracia”, ressaltou ao lembrar que a promoção da equidade de gênero é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e institucional.
A formação está prevista no Programa de Incentivo à Participação Feminina no âmbito do TRE-RR, conforme disposto na Resolução n° 547/2025, que dispõe sobre o Programa de Incentivo à Participação Institucional Feminina e sobre a Comissão de Participação Feminina no TRE-RR.

