TRE-RR recebe 12º Grupo Escoteiro Monte Caburaí no Espaço Memória
A atividade faz parte do programa de Valorização da Memória Institucional da Justiça Eleitoral roraimense

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) recebeu neste sábado, 29, uma visita técnica do 12º Grupo Escoteiro Monte Caburaí. A ação educativa foi promovida pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), contou com a participação de intérprete de libras e integra o programa de Valorização da Memória Institucional da Justiça Eleitoral roraimense.
No início do encontro, cerca de 40 jovens com idade entre 6 e 18 anos participaram de uma visita guiada ao Espaço Memória na sede do Tribunal e tiveram acesso a informações sobre a história da Justiça Eleitoral de Roraima, com a evolução das urnas utilizadas em cada eleição, além das funções administrativa e jurisdicional da instituição.
Após a visita, a coordenadora da EJE do TRE-RR, Iara Calheiros, proferiu uma palestra sobre o processo eleitoral, voto e cidadania. “Apresentamos de forma didática temas como direitos políticos, democracia, cidadania, funcionamento da urna eletrônica e incentivamos a emissão do primeiro título eleitoral. Além disso, destacamos que nossa urna eletrônica possui vários recursos de acessibilidade, como teclas com braile e também a disponibilidade de fone de ouvido para pessoas com deficiência visual”, ressaltou.
A chefe da tropa do 12º Grupo Escoteiro Monte Caburaí, Luana Mesquita, explicou que é importante entender o papel da Justiça Eleitoral para o fortalecimento da democracia. “Nós, do Movimento Escoteiro, estamos muito felizes em estar aqui. Para os jovens, é um momento único falar sobre cidadania, direito ao voto, direito à escolha. É importante que eles conheçam os nossos meios de eleição. Muitos jovens nunca tinham visto a urna eletrônica e não sabiam os benefícios que a urna eletrônica trouxe para o Brasil”, disse.

