Escola Camilo Dias promove eleição comunitária com apoio do TRE-RR
Alguns alunos tiveram sua primeira experiência com a urna eletrônica

Nessa sexta-feira, 3, aconteceu a votação do grêmio estudantil da escola estadual Camilo Dias, localizada no Bairro Liberdade, Zona Oeste de Boa Vista, com apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima. O processo eleitoral faz parte das ações de promoção da cidadania ativa e fortalecimento da inclusão de jovens no processo eleitoral apoiadas pela instituição.
A coordenadora da EJE (Escola Judiciária Eleitoral), Iara Calheiros, explicou sobre a importância de os jovens estarem conscientes dos seus direitos políticos, voto e cidadania. “Eu tenho certeza que eles vão sair daqui mais confiantes e seguros da eficácia do nosso sistema que é utilizado no processo eleitoral, também vão ter conhecimentos mais abrangentes sobre direito político, sobre voto, sobre cidadania e também vão conseguir participar ativamente dessa escolha do Grêmio Estudantil”, comentou.
A eleição contou com participação dos alunos que atuaram como mesários, fiscais e votantes. Eles participaram dos treinamentos de mesários promovidos pelo TRE-RR, na qual eles mesmos montaram as mesas e manusearam as urnas. O chefe da seção de Gestão de Sistemas Eleitorais, Fábio Barros, disse que “os alunos manuseiam, tratam todo o processo de montagem da sessão”. “E isso é muito legal. O mais interessante para a gente é que esses alunos percam o medo da tecnologia da urna. Tem muita gente ainda hoje que tem medo da urna eletrônica que é um dispositivo complexo, um dispositivo eletrônico.
A urna eletrônica é um dispositivo feito para que todos os eleitores possam manusear e conduzir um processo de votação, uma coleta de voto, como é o caso aqui do Grêmio Estudantil”, explicou.
A estudante Sofia Vitória de 11 anos elogiou a iniciativa. “Eu estou achando muito bom, porque isso aqui é tipo um treinamento para quando a gente crescer, a gente já poder saber votar. E a gente tem que votar para a gente poder escolher os nossos representantes. Gostei muito pois já é um treinamento bem grande para quando eu já tiver 16 anos”, concluiu.
Aplicativo Seu voto, Seu horário
O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Paulo Cezar Rodrigues, explicou que durante a eleição o sistema do protótipo do aplicativo "Seu voto, Seu horário", idealizado por técnicos do Laboratório de Inovação do TRE-RR, foi testado por meio de dois celulares entregues a estudantes.
A ideia da ferramenta é que no dia da eleição, a cada hora, o eleitor consiga se informar sobre a quantidade de pessoas na fila de espera. "Não é um agendamento, mas um termômetro com objetivo principal de diminuir o número de abstenções no dia da eleição", concluiu.