Estudantes do curso de Secretariado do IFRR realizam visita técnica na sede do TRE-RR
Ação faz parte do programa de Valorização da Memória Institucional da Justiça Eleitoral roraimense

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) recebeu nesta quinta-feira, 9 de outubro, uma visita técnica de 33 estudantes do 2º ano do curso de Secretariado do Instituto Federal de Roraima (IFRR) – Campus Boa Vista. A ação educativa foi promovida pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e integra o programa de Valorização da Memória Institucional da Justiça Eleitoral roraimense.
Segundo a coordenadora da EJE do TRE-RR, Iara Calheiros, a atividade faz parte da disciplina de Ética, Cidadania e Responsabilidade Social, com orientação da professora Daiany Silva. Ela explicou que o principal objetivo é proporcionar aos estudantes uma visão ampla sobre o exercício da cidadania, contribuindo para uma democracia mais representativa, justa e participativa.
“Na palestra do projeto Meu Primeiro Voto, apresentamos de forma didática temas como direitos políticos, democracia, cidadania, funcionamento da urna eletrônica e incentivamos a emissão do primeiro título eleitoral. Além disso, destacamos que nossa urna eletrônica possui vários recursos de acessibilidade, como teclas com braile e também a disponibilidade de fone de ouvido para pessoas com deficiência visual”, ressaltou.
Durante o encontro, os estudantes visitaram o Espaço Memória na sede do Tribunal e tiveram acesso a informações sobre a história da Justiça Eleitoral roraimense, com a evolução das urnas utilizadas em cada eleição, além das funções administrativa e jurisdicional da instituição.
A professora de Ética, Cidadania e Responsabilidade Social do IFRR, Daiany Silva, contou que a proposta é incentivar a participação dos estudantes no processo democrático, permitindo que eles entendam melhor esse sistema, sempre com base em princípios éticos.
“A nossa intenção aqui com essa visita ao TRE é entender um pouco sobre como as políticas públicas de participação política, de garantia de direito ao voto, de garantia de direito a eleições democráticas são desenvolvidas e aplicadas, implementadas, para que os estudantes tenham acesso a esse processo e compreendam que é um processo sistematizado, democrático e justo, e o mais importante é ético, que é essa questão que a gente vem aqui para estudar, e perceber que o exercício da cidadania é algo que faz parte deles, da vida deles e que eles precisam se colocar presentes”, disse.
Para a aluna Letícia Melo Rodrigues, líder da turma de Secretariado do 2º ano, foi uma ótima oportunidade de aprendizado. “A gente aprendeu bastante e a gente se divertiu muito também. Foi a nossa primeira visita técnica externa e com certeza vai ficar muito marcada na nossa vida. A gente adorou participar de todas as dinâmicas e a gente conversou bastante com os palestrantes, foi muito bom”, disse Letícia.