TRE-RR promove capacitação sobre Tabela Processual Unificada
O uso correto dos códigos de lançamentos de decisões judiciais garante mais segurança, transparência e precisão estatística nos dados da Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), realizou nesta segunda-feira, 6, o curso “Tabela Processual Unificada (TPU)”. A capacitação ocorreu de forma on-line pela plataforma Zoom e contou com a participação de servidores(as) e colaboradores(as) da Justiça Eleitoral roraimense.
O treinamento foi ministrado pela técnico judiciário e assessora jurídica da Secretaria Judiciária do TRE-RR, Leíse Novo, e teve como objetivo orientar os participantes sobre a estrutura, aplicação e importância da TPU nos ritos processuais.
Durante a atividade, os participantes aprenderam sobre os principais ritos (ordinário, sumário, sumaríssimo), fases dos processos, prazos e aplicação prática da tabela. Também foram analisadas situações-problema com base na sistematização da TPU.
Segundo Leíse Novo, a TPU foi criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para padronizar os movimentos processuais. “O uso correto dos códigos de lançamentos de decisões judiciais garante mais segurança, transparência e precisão estatística nos dados da Justiça Eleitoral”, explicou.
Ela destacou ainda que a adoção da TPU contribui para os bons resultados do TRE-RR no Prêmio CNJ de Qualidade. “O tempo médio de duração dos processos caiu de 210 dias em 2023 para 111 dias em 2024. A expectativa é de resultados ainda melhores em 2025”, afirmou.