Presidente do TRE-RR faz visita ao município de Mucajaí

Na manhã desta segunda-feira (22), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desembargador Gursen De Miranda, finalizou as visitas de trabalho aos municípios do Estado, com ida a Mucajaí, localizado a 52km da capital.
Em visita ao prefeito Josué Matos, Gursen pediu apoio na realização da Biometria Eleitoral, que deverá ser feita no interior do Estado após a finalização da Biometria na capital Boa Vista, a partir do mês de setembro. Além disso, também pediu apoio na realização dos projetos de Educação Política, que serão implementados no mesmo período, nas escolas do município.
Outro ponto da reunião é a acessibilidade aos locais de votação. Gursen De Miranda pediu ao prefeito que observasse quais escolas e prédios públicos municipais são utilizados nas eleições, para viabilizar, dentro das possibilidades da Prefeitura local, condições de acesso a cadeirantes e demais munícipes com necessidades especiais. “Estamos dispostos a ajudar nos projetos do TRE-RR”, sinalizou o prefeito.
O juiz Evaldo Jorge Leite, titular da 6ª Zona Eleitoral de Roraima também se reuniu com o presidente do TRE-RR e repassou as atuais necessidades do Fórum Eleitoral da localidade, inaugurado em fevereiro deste ano, aguardando, no entanto, a mobília, que já está em processo de aquisição. A demanda por servidores também foi destacada pelo magistrado, que ressaltou a importância de ter concurso público regionalizado, ou seja, com vagas específicas para a capital e para as demais cidades do interior.
Balanço
Após visitar os 14 municípios do Estado de Roraima, o presidente do TRE-RR disse estar feliz com a receptividade dos prefeitos e o claro manifesto de intenção de doação de área para a construção de Postos de Atendimento Eleitoral (PAE) nos municípios que não possuem fóruns eleitorais, como é o caso de Amajari, Bonfim, Cantá, Caroebe, Iracema, Normandia, São João do Baliza e Uiramutã. Desses, Bonfim, Iracema e Normandia já aprovaram lei nas câmaras municipais doando as áreas para construção. Os demais estão cumprindo o trâmite burocrático para fazê-lo.
“É fundamental levar cidadania a estes roraimenses. Ter acesso aos serviços na Justiça Eleitoral em sua cidade é um direito de quem vive em um país democrático”, disse Gursen De Miranda, que pretende construir os oito postos ainda em sua gestão. “Vamos trabalhar incansavelmente para alcançar esta meta”, disse.
Para o projeto Educação Política, cartilhas com temas relacionados a voto ético, ficha limpa, eleitor do futuro, com linguagem e ilustrações acessíveis a crianças e adultos já estão sendo elaboradas. Esse material será distribuído em escolas do interior do Estado, que também terão palestras com os juizes e servidores da Justiça Eleitoral, tudo com foco na realização de eleições conscientes. “A única revolução na qual podemos acreditar é na revolução pela educação”, destacou o desembargador.

