99 indígenas da Área Yanomami foram atendidos pela Justiça Eleitoral Itinerante

TRE-RR - Yanomami atendimento

De 1º a 3 de abril, uma equipe do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) realizou atendimento na Terra Indígena Yanomami, Região do Baixo Mucajaí, no Município de Alto Alegre, na Comunidade do Sikamabiu. Foram registrados 78 alistamentos (primeiro título), 19 transferências de domicílio e duas revisões de dados cadastrais. Considerada uma das etnias mais isoladas do mundo, o povo Yanomami que mora em Roraima terá, pela primeira vez na história, a oportunidade de votar dentro da própria área.

Para o presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, a instalação de uma seção eleitoral na Área Indígena Yanomami é um marco na história da Justiça Eleitoral do Estado. “É uma oportunidade ímpar de inclusão do povo indígena em todo processo eleitoral, pois a dificuldade que eles têm para se dirigir à urna é imensa devido à geografia de Roraima. Alguns andam em torno de dois e até três dias para conseguir votar. Com uma seção mais próxima, eles poderão exercer a sua cidadania com mais facilidade e comodidade”, disse Campello.

Com o slogan ‘O voto ao alcance de todos’, o TRE-RR iniciou o calendário de atendimento da Justiça Eleitoral Itinerante 2014 no último dia 24 de fevereiro, na Comunidade Indígena Boca da Mata, em Pacaraima. O objetivo é disponibilizar os serviços eleitorais via satélite para comunidades indígenas, ribeirinhas e distantes das sedes das zonas eleitorais.

Até o momento, foram registrados 1.262 alistamentos (primeiro título), 521 transferências de domicílio, 747 revisões (atualização de dados cadastrais) e 48 solicitações de segunda via, totalizando 2.578 atendimentos nos municípios de Pacaraima, Amajari, Alto Alegre, Caracaraí, Mucajaí, Iracema, Uiramutã, Bonfim, Cantá e Terra Indígena Yanomami.

As itinerantes seguem até o dia 7 de maio, com previsão de atender mais de 40 localidades de difícil acesso, de norte a sul do Estado, incluindo o Baixo Rio Branco. As equipes são formadas por 12 servidores, entre técnicos do setor de Tecnologia da Informação, que montam computadores e a antena de transmissão de dados via satélite e oferecem suporte, motoristas, analistas e técnicos judiciários do Tribunal.

De acordo com dados da Funai, no Brasil, 25 mil indígenas do povo yanomami ocupam aproximadamente 9,6 milhões de hectares de área contínua, sendo 13 mil em Roraima, distribuídos em 5 milhões de hectares, e 12 mil no Amazonas, ocupando 4,6 milhões de hectares. No total, são 280 comunidades em todo território nacional. Na Venezuela, 10 mil yanomami ocupam 8 milhões de hectares.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido