Partido da Educação vence eleições no Colégio de Aplicação

TRE-RR - Eleitor do Futuro eleição Aplicação

O partido da Educação foi o vencedor das eleições do Programa Eleitor do Futuro, realizadas no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR), no último 3 de julho. O partido venceu com 93 votos, representado por Amanda de Almeida (prefeita), Rebecca Felizardo (vice-prefeita), Rafael França e Pietra Pereira (vereadores).

Em segundo lugar, ficou o Partido do Urbanismo, com 89 votos. O Partido da Tecnologia da Informação obteve a terceira colocação, totalizando 88 votos; a quarta posição foi para o Partido da Segurança, com 55 votos; e em quinto, o Partido Vida e Saúde, com 28 votos. A junta eleitoral registrou dois votos nulos e cinco votos em branco. No total, 360 estudantes do ensino fundamental do 5º ao 9º ano votaram nas quatro urnas disponibilizadas.

Para a prefeita eleita Amanda de Almeida, de 10 anos e cursando o 6º ano, atualmente os pais e outras pessoas passam uma imagem de que todos os políticos roubam e que a corrupção está em todos os lugares. Segundo ela, o principal objetivo do Programa Eleitor do Futuro é mudar a forma de pensar, e fazer com que a população se envolva em busca de mudanças.

“Seremos os futuros políticos desse país e temos uma responsabilidade imensa. Me sinto como uma escadinha para lutar pelos direitos dos outros alunos e tentar resolver os problemas que surgem em nossa escola”, disse Amanda. Ela destacou algumas de suas propostas, como: campanha educacional contra o bullying; criação de uma horta para melhorar a alimentação na escola, pois o lanche não tem verdura; trabalhos e atividades interdisciplinares; disponibilização de rede wi-fi na hora do recreio e um pouco antes de iniciarem as aulas, a fim de que os alunos possam realizar pesquisas.

Na análise do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desembargador Mauro Campello, é fundamental que a sociedade desenvolva a ideia de cidadania emancipadora, e esta começa pelas crianças e adolescentes, elementos de transformação de uma sociedade.

“Nossa proposta é fazer a inclusão social e política de jovens entre 10 e 15 anos de idade, despertando e resgatando a cidadania por meio de aulas, palestras, concursos de redação e apresentações teatrais”, comentou Campello, ao lembrar que o sucesso do projeto ocorreu devido ao comprometimento dos parceiros e ao empenho dos servidores envolvidos e da equipe pedagógica da escola.

Segundo a coordenadora do Escritório de Projetos do TRE-RR, Marta Zaccarini, os alunos que participaram tiveram a oportunidade de acompanhar todas as etapas de um processo eleitoral democrático. “Nosso objetivo foi alcançado, pois conseguimos despertar o interesse pela participação política desses jovens a fim de que eles possam, nos futuros pleitos, escolher seus representantes de maneira consciente”, disse.

Etapas do Eleitor do Futuro

Nas eleições, foram selecionadas cinco políticas públicas concorrentes: educação, saúde, segurança, urbanismo e tecnologia da informação. Cada temática contou com candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, escolhidos em convenções partidárias. Durante a execução do projeto, foram proferidas palestras que abordaram temas como incentivo participativo, corrupção, deveres do cidadão e ética no processo eleitoral, além da realização de gincanas e concursos de redação, de desenho e de poesia.

O calendário eleitoral inclui ainda etapas como: gravação da propaganda eleitoral em vídeo, treinamento de mesário e junta eleitoral, confecção de título eleitoral, as eleições e diplomação dos candidatos eleitos. Os professores conselheiros prepararam cada grupo para elaborar as propostas que foram divulgadas junto aos alunos/eleitores no período de propaganda eleitoral, iniciado no dia 9 de junho e encerrado no dia 2 de julho, cuja gravação e edição foram executadas pelo Lions Club Boa Vista Oswaldo Carolino.

Conforme explicou o coordenador do Programa Eleitor do Futuro, juiz Antônio Martins, a metodologia utilizada permite que os estudantes realizem as atividades do calendário eleitoral de forma lúdica e contextualizadas em um processo democrático e sócio-participativo. “Os alunos vivenciam todo o processo eleitoral, têm contato com a urna eletrônica e passam a conhecer uma pouco mais sobre o sistema de votação brasileiro. A proposta é despertar a cidadania de crianças e adolescentes”, disse o coordenador.

Voto Ético – De acordo com o coordenador do programa Voto Ético, juiz Jean Michetti, paralelo ao Eleitor do Futuro, foi implementada a conscientização política para disseminar a campanha pelo voto ético. “Trata-se de outro projeto de educação política do TRE-RR que visa melhorar a percepção dos eleitores na hora do voto. Com isso, pretendemos que os alunos sejam multiplicadores dessa campanha junto a sua comunidade e no âmbito de sua família”, salientou.

Meu Primeiro Voto Os alunos têm a oportunidade de conhecer ainda o Programa Meu Primeiro Voto, que visa conscientizar jovens acerca do exercício da cidadania e a favorecer a compreensão quanto à importância do voto para a consolidação da democracia e o desenvolvimento do país.

Histórico do Eleitor do Futuro – O Programa Eleitor do Futuro foi idealizado pelo ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira quando corregedor do Tribunal Superior Eleitoral e implementado por alguns estados da federação. Em Roraima, o programa teve execução na gestão do biênio 2003⁄2005, tendo alcançado desempenho positivo ao ponto de projetar o Tribunal à responsabilidade de coordenação executiva do programa em plano nacional, época em que o então presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, ocupou o cargo de presidente da Comissão Executiva Nacional do Projeto Eleitor do Futuro.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido