Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual: acessibilidade e cidadania garantidas pela Justiça Eleitoral
Eleições 2024 marcaram a estreia da assistente de voz Letícia

Comemorado em 13 de dezembro, o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual reforça o compromisso com a inclusão e acessibilidade de pessoas com cegueira total ou baixa visão. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do advogado José Álvares de Azevedo, pioneiro na educação de cegos no Brasil.
A celebração foi instituída em 1961, como Dia Nacional do Cego, tendo sida alterada posteriormente para inclusão das pessoas com baixa visão ou cegueira parcial. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 6,5 milhões de brasileiros possuem atualmente uma dessas condições.
Letícia: voz humanizada leva acessibilidade para as urnas
As urnas eletrônicas usadas nas Eleições de 2024 trouxeram como novidade a voz sintetizada Letícia. O projeto de sintetização foi feito com a colaboração da atriz e cantora Sara Bentes, que nasceu com deficiência visual. A ferramenta fornece instruções básicas para iniciar a votação, além de informar o cargo em disputa, os números digitados e o nome da candidatura escolhida.
A Letícia representou um avanço em relação aos antigos áudios gravados que funcionaram nas urnas entre 2000 e 2018. A tecnologia anterior comunicava o cargo em votação e os números digitados, mas não informavam o nome dos candidatos. Além disso, a sintetização de voz necessitava de um toque mais “humano” para melhorar a compreensão das palavras pelo eleitorado com deficiência visual.
Para utilizar a assistente de áudio, basta que a pessoa informe sua condição à equipe de mesárias e mesários assim que chegar à seção eleitoral. Dessa forma, serão entregues fones de ouvido para uso durante a permanência na cabine eleitoral, garantindo autonomia à eleitora e ao eleitor e preservação total do sigilo do voto. Todos os modelos de urna que serão utilizados nas eleições estarão equipados com a inovação.
Sistema Braille e identificação em alto relevo
Desde a sua criação, a urna eletrônica conta com teclas antiaderentes e números em alto relevo com o alfabeto em Braille, bem como com as teclas de "Confirma", "Corrige" e "Branco". Esse recurso permite que eleitoras e eleitores que tenham alguma deficiência visual possam saber quais são as teclas que estão pressionando.

