Página interna do portal

Workshop sobre etapas do processo eleitoral é o destaque do terceiro dia da Semana do Sistema Eletrônico de Votação

A programação da Semana segue até a sexta-feira, dia 7

Foto de um auditório com várias pessoas sentadas em poltronas voltadas para a frente. Uma pessoa...

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), realizou na quarta-feira, 5, o Workshop “Caminho do Voto: apresentação das etapas do processo eleitoral”, como parte da programação da Semana Nacional do Sistema Eletrônico de Votação. A apresentação foi ministrada pelo servidor do TRE-RR, Fábio Rogério Barros, chefe da Seção de Sistemas Eleitorais, e foi transmitida no canal TRE Roraima no Youtube.

Para simplificar o entendimento dos processos, o facilitador do curso explicou como eram feitas as eleições antes da utilização das urnas eletrônicas. Ele comparou os métodos e avaliou a segurança de cada modelo. Durante o workshop, foram apresentadas as etapas públicas do processo eleitoral, desde a emissão da zerésima até a emissão do boletim de urna e a totalização dos votos, bem como a segurança atribuída em cada etapa.

1/ Galeria de imagens

Fábio Barros comentou sobre as desinformações relacionadas a segurança da urna eletrônica e explicou que a auditabilidade do código-fonte da urna eletrônica é um processo transparente e que a fiscalização é aberta um ano antes de cada eleição.

Ele reforçou que o software do sistema eletrônico pode ser colocado à prova quando há o Peste Público de Segurança (TPS), no ano anterior às eleições. Por fim, o palestrante deixou claro que o evento teve o objetivo de explicar as tecnologias do processo eleitoral e combater a desinformação.

Acesso rápido