Locais de votação da 5ª Zona passam por vistoria de funcionamento
As ações fazem parte da preparação do TRE-RR para garantir um processo eleitoral mais organizado e inclusivo, com foco na acessibilidade

Servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) estão executando um cronograma de vistorias nos locais de votação que devem receber eleitores nas eleições de 2026. As inspeções ocorrem em prédios que abrigam mais de 400 seções eleitorais da 5ª Zona Eleitoral e têm como objetivo verificar as condições de funcionamento das estruturas.
Durante as visitas, são avaliados aspectos como a situação física dos prédios, possibilidade de reformas ou mudança de endereço, rede elétrica, conexão de internet, banheiros e itens de acessibilidade. No bairro Santa Teresa, por exemplo, a equipe esteve nesta segunda-feira, 13, no Centro Integrado da Pessoa com Deficiência, onde funcionaram quatro seções na última eleição, atendendo a 937 eleitores.
De acordo com Lucas Oliveira da Silva, chefe de cartório substituto da 5ª Zona Eleitoral, o trabalho é essencial para antecipar possíveis ajustes necessários antes do período eleitoral. “Nós estamos vistoriando cerca de 60 locais de votação para fins de viabilizar melhor o pleito de 2026. A Justiça Eleitoral solicita das instituições públicas, seja do Governo do Estado ou das prefeituras, informações sobre a situação dos prédios. Precisamos saber, com antecedência, se haverá reforma durante o pleito ou qualquer alteração que possa impactar o funcionamento das seções”, explicou.
Essas vistorias de rotina fazem parte da preparação do TRE-RR para garantir um processo eleitoral mais organizado e inclusivo. A acessibilidade é um dos principais pontos de atenção das equipes. Entre os itens observados estão rampas de acesso nas calçadas, vagas de estacionamento destinadas a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, barreiras no trajeto até as seções e estrutura adequada nos banheiros.