Eleitor do Futuro é executado pela primeira vez em área rural

TRE-RR - Eleitor do Futuro 2016

Cumprindo o cronograma do Programa Eleitor do Futuro 2016, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) executa, pela primeira vez, o projeto na área rural de Boa Vista. Nesta segunda-feira (15), professores e alunos da escola estadual Albino Tavares, localizada no P.A. Nova Amazônia, na região denominada Boa Vista Rural, há 30km da capital, participaram de um oficina ministrada pela coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RR), Matilde Fernandes.

 

A coordenadora explicou que, durante o treinamento, foram apresentadas aos participantes todas as etapas do projeto e qual será o papel dos professores e da equipe pedagógica nesse processo. “Nesse primeiro contato com os docentes, definimos o calendário de atividades. Trata-se de um momento essencial para o desenvolvimento do programa na escola. Serão responsáveis por ministrar aulas, palestras e seminários juntamente com os servidores da Justiça Eleitoral”, disse.

 

Cerca de 20 professores e 180 alunos da escola estadual Albino Tavares estão envolvidos no programa que ocorre entre os dias 15 de fevereiro e 18 de março. De acordo com a coordenadora a execução do Programa em área rural é uma das metas da atual administração do TRE-RR. “Levar um programa de educação política para jovens de famílias que vivem do trabalho com a terra, na produção do alimento que vai para a nossa mesa, dá uma relevância bem maior às atividades, pois alcança um setor primordial da sociedade, que são os agricultores. É importante salientar que o que será repassado para o aluno, provavelmente, alcançará os pais e a comunidade em geral”, disse a coordenadora.

 

Etapas do Eleitor do Futuro

Nas eleições, são selecionadas cinco políticas públicas concorrentes: educação, saúde, segurança, urbanismo e tecnologia da informação. Cada temática conta com candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, escolhidos em convenções partidárias. Durante a execução do projeto, são proferidas palestras que abordam temas como incentivo participativo, corrupção, deveres do cidadão e ética no processo eleitoral, além da realização de gincanas e concursos de redação, de desenho e de poesia.

 

O calendário eleitoral inclui ainda etapas como: gravação da propaganda eleitoral em vídeo, treinamento de mesário e junta eleitoral, confecção de título eleitoral, as eleições e diplomação dos candidatos eleitos. Os professores conselheiros prepararam cada grupo para elaborar as propostas que são divulgadas junto aos alunos/eleitores no período de propaganda eleitoral.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta-feira: Secretaria do Tribunal, das 8h às 14h; Cartórios Eleitorais e Secretaria Judiciária, das 8h às 15h.

Acesso rápido