ETP - Aquisição de gerenciamento de impressões - PaperCut NG - 2025
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RORAIMA
SEÇÃO DE INFRAESTRUTURA E COMUNICAÇÃO DE DADOS
ESTRATÉGIA DE CONTRATAÇÃO / 2025
1.0 - Descrição da Solução de Tecnologia da Informação
1.1 - Descrição da Solução
1.1.1 - Aquisição de 1 (um) software PaperCut MF, licença perpétua, incluindo atualizações e suporte técnico por 36 (trinta e seis) meses, visando gerenciamento e controle de impressão, além de possibilitar meios para produção de informação automatizada com os fins de responder o questionário no sistema PLS-Jud do CNJ, entre outros.
1.2 - Detalhamento dos Bens e Serviços que compõem a Solução
1.2.1 - Contratação de empresa para o provimento dos serviços relacionados ao suporte e garantia no tocante a:
[ ] Aquisição de Material (Hardware, equipamentos, componentes acessórios, etc)
[X] Aquisição/Contratação de Software.
[ ] Contratação de Serviços (implantação, sustentação, garantia, serviços em geral, etc).
[X] O objeto possui padrões de desempenho e qualidade e pode definido pelo Edital por meio de especificações usuais de mercado, caracterizando-o como Bens e serviços comuns, conforme definição constante do inciso XIII do art. 6º da Lei 14.133/2021.
[ X ] Trata-se de serviço a ser prestado de forma contínua, nos termos do art. 106 da Lei nº 14.133/2021, e comum que permite a realização do certame por meio dispensa de licitação, com fundamento no inciso II do artigo 75 da Lei nº 14.133/2021.
[X] O objeto caracteriza-se como BEM/SERVIÇO DE INFORMÁTICA, conforme art. 16-A da Lei nº 8.248/1991 e Decreto nº 7.174/2010.
[ ] Existe a previsão de aplicabilidade do art. 16-A da Lei nº 8.248/1991 e Decreto nº 7.174/2010, que tratam da preferência na contratação de BEM/SERVIÇO DE INFORMÁTICA, nos termos do disposto no art. 3º, da Lei nº 8.248/1991, regulado pelo art. 5º do Decreto nº 7.174/2010.
[ ] O objeto da contratação se estende necessariamente por mais de um ano.
[X] O objeto da contratação é essencial para o negócio.
1.3 - Definição da solução
Critério |
Atendimento |
É possível especificar o serviço usando parâmetros usuais de mercado |
SIM |
É possível medir o desempenho da qualidade usando parâmetros usuais de mercado |
SIM |
O objeto da contratação se estende necessariamente por mais de 01 ano |
SIM |
O objeto da contração é essencial para o negócio |
SIM |
2 – Responsabilidades da Contratante e da Contratada
2.1 – Deveres e Responsabilidades da Contratante
1.1. nomear Gestor e Fiscais Técnico, Administrativo e Requisitante do contrato para acompanhar e fiscalizar a execução dos contratos;
1.2. encaminhar formalmente a demanda por meio de Ordem de Serviço ou de Fornecimento de Bens, de acordo com os critérios estabelecidos no Termo de Referência;
1.3. receber o objeto fornecido pelo contratado que esteja em conformidade com a proposta aceita, conforme inspeções realizadas;
1.4. aplicar à contratada as sanções administrativas regulamentares e contratuais cabíveis;
1.5. liquidar o empenho e efetuar o pagamento à contratada, dentro dos prazos preestabelecidos em contrato;
1.6. comunicar à contratada todas e quaisquer ocorrências relacionadas com o fornecimento da solução de TIC;
1.7. definir produtividade ou capacidade mínima de fornecimento da solução de TIC por parte do contratado, com base em pesquisas de mercado, quando aplicável;
1.8. prever que os direitos de propriedade intelectual e direitos autorais da solução de TIC sobre os diversos artefatos e produtos cuja criação ou alteração seja objeto da relação contratual pertençam à Administração, incluindo a documentação, o código-fonte de aplicações, os modelos de dados e as bases de dados, justificando os casos em que isso não ocorrer;
2.2 – Deveres e Responsabilidades da Contratada
2.1. indicar formalmente preposto apto a representá-la junto à contratante, se exigido, que deverá responder pela fiel execução do contrato;
2.2. atender prontamente quaisquer orientações e exigências da Equipe de Fiscalização do Contrato, inerentes à execução do objeto contratual;
2.3. reparar quaisquer danos diretamente causados à contratante ou a terceiros por culpa ou dolo de seus representantes legais, prepostos ou empregados, em decorrência da relação contratual, não excluindo ou reduzindo a responsabilidade da fiscalização ou o acompanhamento da execução dos serviços pela contratante;
2.4. propiciar todos os meios necessários à fiscalização do contrato pela contratante, cujo representante terá poderes para sustar o fornecimento, total ou parcial, em qualquer tempo, desde que motivadas as causas e justificativas desta decisão;
2.5. manter, durante toda a execução do contrato, as mesmas condições da habilitação;
2.6. quando especificada, manter, durante a execução do contrato, equipe técnica composta por profissionais devidamente habilitados, treinados e qualificados para fornecimento da solução de TIC;
2.7. quando especificado, manter a produtividade ou a capacidade mínima de fornecimento da solução de TIC durante a execução do contrato;
2.8. ceder os direitos de propriedade intelectual e direitos autorais da solução de TIC sobre os diversos artefatos e produtos produzidos em decorrência da relação contratual, incluindo a documentação, os modelos de dados e as bases de dados à Administração;
2.9. fazer a transição contratual, quando for o caso.
3 – Termos Contratuais
3.1 – Procedimentos e Critérios de Aceitação
ID Etapa / Fase / Item |
Indicador |
Valor Mínimo Aceitável |
01 Recebimento do software: 01.01 - Licenças. |
Entrega e aceite pelo Núcleo de Gestão de Serviços e Ativos |
100% |
3.2 – Modalidade e tipo de licitação
Para a presente licitação recomenda-se a modalidade contratação direta em virtude do valor estimado.
3.3 – Classificação monetária
Para custear a aquisição serão usado recursos destinados na Ação: 02.122.0570.20GP.0014 – Julgamento de Causas e Gestão Administrativa na Justiça Eleitoral.
3.4 – Vigência da Contratação
O prazo de vigência da contratação será de 36 (trinta e seis) meses.
3.5 – Garantia
O software fornecido deverá estar coberto por garantia de 36 meses que ofereça atualizações necessárias para a correção de vícios, pelo período especificado no termo de referência, a contar da data do aceite provisório do software.
4.0 – Equipe de Contratação
Para composição da equipe de contratação conforme Decisão 89 (0927660), fica indicado um técnico da Secretaria de Tecnologia da Informação, a Seção de Licitações e um integrante da área demandante.
5.0 – Gestão da Contratação
A gestão da contratação se dará pela Coordenadoria de Contratos e suas unidades, a qual deverá manter controle sobre vigência do contrato, aditivos quando for o caso, pagamentos e demais providências relativa a gestão do contrato.
Equipe de Contratação (0818511)
Maycon Silva Strickler Integrante Demandante
Leonardo Catão Pereira Integrante Técnico
Cássia Cavalcante Alves Integrante Administrativo |
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RORAIMA
SEÇÃO DE INFRAESTRUTURA E COMUNICAÇÃO DE DADOS
PLANO DE SUSTENTAÇÃO / 2025
1 – Introdução
O plano de sustentação para o software PaperCut MF licenciado visa garantir a continuidade operacional, segurança das informações e suporte por 36 (trinta e seis) meses, abrangendo atualizações e upgrades periódicos. Inclui gestão de incidentes, monitoramento de desempenho, treinamento contínuo para equipe de TI e usuários finais. A estratégia envolve suporte de primeiro nível interno e escalonamento para o fornecedor, assegurando eficiência na gestão de impressões e redução de custos operacionais.
2 – Recursos Necessários à Continuidade do Negócio Durante e Após a Execução do Contrato
2.1 – Recursos Materiais
Não há necessidade de disponibilização de materiais para a contratação objeto desses autos.
2.2 – Recursos Humanos
1. À equipe técnica do TRE-RR caberá a disponibilização da infraestrutura necessária.
2.1.1 Ações Para Obtenção do Recurso e Seus Respectivos Responsáveis:
Infraestrutura de Rede: Não há ações necessárias a ser executadas pois a infraestrutura computacional do TRE-RR já conta com uma rede de dados corporativa estruturada a qual se encontra sob a responsabilidade da Seção de Infraestrutura e Comunicação de Dados.
Fontes de Energia: Necessária a revisão do fornecimento de energia elétrica das unidades atendidas, considerando a manutenção dos grupos geradores. A atividade está sob responsabilidade da Coordenadoria de Apoio Administrativo e Engenharia;
Infraestrutura de Suporte: Há a necessidade de viabilização de um grupo de suporte especializado no monitoramento e identificação de ameaças visando, sempre que necessário, a ativação dos protocolos de defesa cibernética. A ação deverá ser coordenada pela área de defesa cibernética do TRE-RR;
3 – Estratégia de Continuidade Contratual
3.1 – Fim do contrato
ID |
DESCRIÇÃO |
RESPONSÁVEL |
1 |
Abertura de demanda para nova contratação de serviço |
COORD. DE INFRAESTRUTURA E COMUNICAÇÃO |
2 |
Viabilização de estudos técnicos necessários a uma nova contratação |
EQUIPE DE CONTRATAÇÃO |
3 |
Abertura de certame licitatório para contratação |
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO |
4 - Transição e encerramento do contrato:
4.1. Transição contratual:
Para o processo de transição dos contratos atuais para o novo contrato, a equipe técnica do TRE-RR deverá aplicar as novas versões de software bem como instalação das novas licenças.
4.2. Encerramento contratual:
Para o processo de encerramento contratual, a equipe técnica deverá buscar a análise e estudos de soluções que atendam aos requisitos da infraestrutura utilizada.
4 – Estratégia de Independência
4.1 – Manter a documentação atualizada de forma a garantir a transferência de Conhecimento;
4.2 – Garantir que o serviço se integre na infraestrutura existente e atendam aos requisitos de segurança;
4.3 – Implementar plano de monitoramento de desempenho e realizar avaliações regulares.
Equipe de Contratação (0927660)
Maycon Silva Strickler Integrante Demandante
Leonardo Catão Pereira Integrante Técnico
Jeckson Souza Cruz Integrante Administrativo |
Boa Vista, 14 de fevereiro de 2025.
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RORAIMA
SEÇÃO DE INFRAESTRUTURA E COMUNICAÇÃO DE DADOS
ANÁLISE DE RISCOS / 2025
1 – INTRODUÇÃO
A análise de riscos permite a identificação, avaliação e gerenciamentos dos riscos relacionados à contratação.
Os riscos analisados foram organizados em duas categorias:
a) Riscos que possam comprometer o sucesso dos processos de contratação e de gestão contratual;
b) Riscos que possam fazer com que a Solução de TIC não alcance os resultados que atendam às necessidades do TRE.
Para cada risco identificado, define-se a probabilidade de ocorrência dos eventos, os possíveis danos potenciais em caso de acontecimento, possíveis ações preventivas e contingências, bem como a identificação de responsáveis por ação.
Após a identificação e classificação, deve-se executar uma análise qualitativa dos riscos, sendo esta realizada por meio da classificação escalar dos níveis de probabilidade e de impacto, conforme a tabela de referência a seguir:
Probabilidade |
|
Impacto |
Baixa |
Baixo |
|
Média |
Médio |
|
Alta |
Alto |
A análise qualitativa dos riscos consiste na classificação conforme a relação entre a probabilidade e o impacto, resultando assim no nível do risco e direcionando as ações relacionadas aos riscos durante a fase de contratação e gestão do contrato, bem como da solução de TI. A tabela a seguir apresenta a Matriz Probabilidade x Impacto, instrumento responsável pela definição dos critérios qualitativos de classificação do nível de risco.
Matriz de Riscos (P x I) |
Probabilidade (P) |
|||
Baixo |
Médio |
Alto |
||
Impacto (I) |
Baixo |
Baixo |
Baixo |
Médio |
Médio |
Baixo |
Médio |
Alto |
|
Alto |
Médio |
Alto |
Alto |
O produto da Probabilidade pelo Impacto de cada risco gera nove combinações possíveis no contexto da Matriz e, a partir destas combinações, define-se a(s) ação(ões) adequada(s) para o tratamento de cada risco gerado. A tabela a seguir apresenta uma síntese dos riscos identificados e classificados relacionados a esta contratação.
Tabela 2: Relação de riscos identificados
Id |
Risco |
Categoria |
P |
I |
Nível Risco (P x I) |
1 |
Especificação do objeto aquém/além da real necessidade do negócio |
Contratação |
Médio |
Alto |
Alto |
2 |
Contratação deserta/fracassada |
Contratação |
Baixa |
Alto |
Médio |
3 |
Valor ofertado acima da média de mercado |
Contratação |
Baixa |
Médio |
Baixo |
4 |
Impugnação do processo licitatório |
Contratação |
Baixa |
Alto |
Médio |
5 |
Requisitos de negócios incompletos ou inexistentes para o planejamento |
Contratação |
Médio |
Alto |
Alto |
6 |
Não aprovação dos artefatos do Planejamento da Contratação |
Contratação |
Baixa |
Médio |
Baixo |
7 |
Atraso na entrega do objeto |
Gestão |
Baixa |
Médio |
Baixo |
2 - RISCOS DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO
Risco 1 |
Risco: |
Especificação do objeto aquém/além da real necessidade do negócio |
||||
Probabilidade: |
Média |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Alto |
1 |
Atraso na execução dos projetos que dependem da contratação dos serviços de TI |
|||
2 |
Recursos públicos utilizados com baixa eficiência |
|||||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
2 |
Pesquisar contratações similares e verificar juntos aos CONTRATANTES as principais dificuldades |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Executar aditivo ou supressão contratual para ajustar à necessidade real |
Gestor do Contrato |
Risco 2 |
Risco: |
Contratação deserta/fracassada |
||||
Probabilidade: |
Baixa |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Alto |
1 |
Atraso na execução dos projetos que dependem da contratação dos serviços de TI |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Agendar e realizar nova sessão de lances |
Pregoeiro |
||||
2 |
Executar a contratação direta, após o Pregão fracassado/deserto desde que devidamente justificado |
SALO |
Risco 3 |
Risco: |
Valor ofertado acima da média de mercado |
||||
Probabilidade: |
Baixa |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Médio |
1 |
Comprometimento da economicidade da contratação |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Elaborar pesquisa de preço o mais realista possível |
Equipe de Contratação |
||||
2 |
Negociar junto ao vencedor dos lances valores mais vantajosos à Administração |
Pregoeiro |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Agendar e realizar nova sessão de lances. |
Pregoeiro |
Risco 4 |
Risco: |
Impugnação do processo licitatório |
||||
Probabilidade: |
Baixa |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Alto |
1 |
Atraso na execução dos projetos que dependem da contratação dos serviços de TI. |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestação detalhadas |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
2 |
Pesquisar em Pregões similares as principais causas de questionamentos administrativos e jurídicos |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
3 |
Responder todos os questionamentos administrativos de forma efetiva e eficaz |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Determinar a criação de um novo processo licitatório |
DG |
Risco 5 |
Risco: |
Requisitos de negócios incompletos ou inexistentes para o planejamento |
||||
Probabilidade: |
Médio |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Alto |
1 |
Atraso no planejamento da contratação. |
|||
2 |
Aquisição de bens diferentes da real necessidade |
|||||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestação detalhadas |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
2 |
Pesquisar em Pregões similares as principais causas de questionamentos administrativos e jurídicos |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
3 |
Responder todos os questionamentos administrativos de forma efetiva e eficaz |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
4 |
Informar os requisitos de negócio que atendam a real necessidade |
CISC/NAGSE |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Determinar a criação de um novo processo licitatório |
DG |
Risco 6 |
Risco: |
Não aprovação dos artefatos do Planejamento da Contratação |
||||
Probabilidade: |
Baixo |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Médio |
1 |
Atraso no planejamento da contratação |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Reuniões com autoridades superiores para alinhamento e aprovação dos artefatos |
CGTE e SGSE |
||||
2 |
Estabelecer procedimentos para que a área administrativa acompanhe a elaboração dos artefatos, evitando envios e devoluções do processo |
SLIC |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Determinar a criação de um novo processo licitatório |
DG |
Risco 7 |
Risco: |
Atraso na entrega do objeto. |
||||
Probabilidade: |
Baixa |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Médio |
1 |
Atraso na entrega do objeto |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Estabelecer no Termo de Referência prazo adequado para entrega do objeto |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
2 |
Estabelecer no Termo de Referência o atraso máximo tolerado antes da rescisão contratual |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
3 |
Prever sanções proporcionais ao dano causado pelo atraso |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
4 |
Manter regularmente comunicação com a empresa desde a assinatura do contrato |
Gestor do Contrato |
||||
5 |
Demandar explicações detalhadas e documentadas à empresa sobre alertas de atraso do TRE |
Gestor do Contrato |
||||
6 |
Aplicar sanções |
Gestor do Contrato |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Rescindir o contrato e convocar a colocada seguinte no Pregão. |
DG |
Equipe de Contratação (0927660)
Maycon Silva Strickler
Integrante Demandante
Leonardo Catão Pereira
Integrante Técnico
Cássia Cavalcante Alves
Integrante Administrativo
Boa Vista, 17 de fevereiro de 2025.
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RORAIMA
SEÇÃO DE INFRAESTRUTURA E COMUNICAÇÃO DE DADOS
ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICA / 2025
1.0 - Justificativa da necessidade da solução de TI
Atender aos requisitos de sustentabilidade estabelecidos pelo Prêmio de Qualidade do CNJ, relacionados ao consumo de impressões no Tribunal Regional Eleitoral e seus Cartórios Eleitorais.
Viabilizar a produção automatizada de informações para responder ao questionário no sistema PLS-Jud do CNJ, entre outras necessidades.
Permitir o monitoramento das impressões realizadas em rede e a geração de diversos relatórios, incluindo análises de impacto ambiental. Além disso, possibilitar o controle das impressões em equipamentos multifuncionais de forma integrada, fornecendo relatórios detalhados e um gerenciamento completo das impressões.
Essa demanda está alinhada com os objetivos estratégicos da instituição quanto à disponibilidade de infraestrutura de TIC.
2.0 - Relação entre a demanda prevista e a quantidade de licenças a ser contratada
Para atender à demanda de implantação desse serviço e considerando a especificidade da modalidade de licenciamento do software PaperCut MF, a quantidade de licenças necessárias para atender às necessidades deste Regional está detalhada na tabela abaixo:
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RORAIMA | ||
Item |
Descrição Detalhada |
Qtde |
1 |
Aquisição de licença do software PaperCut MF contemplando suporte e atualizações pelo período de 36 (trinta e seis) meses |
1 |
3.0 - Demonstrativo dos resultados a serem alcançados em termos de economicidade e eficiência
Com a contratação do software PaperCut MF, os resultados esperados em termos de economicidade e eficiência incluem:
- Redução de Custos Operacionais: Diminuição do consumo de papel e toner por meio do controle e monitoramento das impressões, gerando economia nos insumos de impressão.
- Eficiência no Uso de Recursos: Otimização do uso dos equipamentos multifuncionais, evitando impressões desnecessárias e prolongando a vida útil dos dispositivos.
- Sustentabilidade e Impacto Ambiental: Redução do impacto ambiental com a diminuição do consumo de papel e energia, alinhando-se aos requisitos de sustentabilidade do CNJ.
- Automação e Agilidade na Gestão de Informações: Facilitação na geração de relatórios detalhados, inclusive de impacto ambiental, e automatização na coleta de dados para o questionário do sistema PLS-Jud do CNJ.
- Transparência e Controle: Controle completo das impressões por usuário, permitindo maior transparência e accountability na utilização dos recursos de impressão.
- Melhoria na Governança de TIC: Alinhamento com os objetivos estratégicos de infraestrutura de TIC, promovendo uma gestão mais eficiente e integrada dos serviços de impressão.
4.0 - Alinhamento ao Planejamento Estratégico / Planejamento de Tecnologia da Informação e Comunicação
Indicador de apoio 03: Índice do Grau de satisfação dos clientes
Indicador Estratégico 01: Promoção dos direitos à Cidadania
Macrodesafio 01: Garantia dos direitos de cidadania
Do que trata:
Garantir a satisfação dos clientes quanto ao atendimento prestado pela Justiça Eleitoral nos pontos de atendimento ao público (Secretarias Judiciárias, Cartórios Eleitorais e postos descentralizados de atendimento).
A solução em tela também está alinhada à estratégia para a consecução da nova ENTIC-JUD 2021/2026, de acordo com a Planilha de Objetivos e Indicadores (SEI nº 0635101):
- OE8 - Promover Serviços de Infraestrutura e Soluções Corporativas.
5.0. Requisitos Legais
A presente contratação deve observar as seguintes leis e normas:
a) O presente processo de contratação deve estar aderente à Constituição Federal, à Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, à Instrução Normativa SGD/ME nº 94, de 2022, Instrução Normativa SEGES/ME nº 65, de 7 de julho de 2021, Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD), Lei n° 10.520, de 17 de julho de 2001, Decreto 10.024, de 20 de setembro de 2019, e a outras legislações aplicáveis;
b) Lei nº 8.248/91, de 23 de outubro de 1991, que dispõe sobre a capacitação e competitividade do setor de informática e automação.
c) Resolução CNJ nº 468/2022 e;
d) Resolução n.º 533/2025 (0927820).
5.1. Requisitos Tecnológicos Mínimos
Os requisitos tecnológicos mínimos para a contratação do software PaperCut MF são:
-
Compatibilidade com Infraestrutura Existente:
- Compatibilidade com o ambiente de rede do Tribunal Regional Eleitoral e seus Cartórios Eleitorais.
- Suporte aos principais sistemas operacionais utilizados na instituição (Windows, Linux, macOS).
-
Integração com Equipamentos de Impressão:
- Compatibilidade com os modelos de impressoras e multifuncionais em uso.
- Capacidade de controle embarcado para equipamentos multifuncionais.
-
Capacidade de Monitoramento e Controle:
- Monitoramento em tempo real das impressões realizadas na rede.
- Controle por usuário, grupo ou departamento.
-
Funcionalidades de Relatórios e Análises:
- Geração de relatórios detalhados, incluindo impacto ambiental e custos operacionais.
- Possibilidade de customização de relatórios conforme necessidades institucionais.
-
Segurança e Auditoria:
- Garantia de segurança na transmissão e armazenamento de dados de impressão.
- Funcionalidades de auditoria para rastreamento de uso e geração de logs de atividades.
-
Escalabilidade e Licenciamento:
- Suporte para o número de usuários especificado na demanda, com possibilidade de expansão conforme o crescimento da instituição.
5.2. Requisitos temporais:
Contratação por 36 meses de modo a privilegiar a continuidade do negócio.
6.0 - Levantamento das diferentes soluções de TI
Foram identificados 3 (três) cenários possíveis de atender a nossa solução:
CENÁRIO 01 - Não aquisição da licença de uso de software:
Neste cenário, a deixando de realizar a aquisição da licença de software, a coleta manual, como é feito o relatório atualmente, pode parecer mais econômica à primeira vista, pois não requer investimento, porém demanda muito tempo da equipe de TI e é suscetível a erros humanos e não oferece a mesma profundidade de análise de dados. A coleta manual só é viável em ambientes muito pequenos, onde o volume de impressão é baixo e o controle detalhado não é necessário.
CENÁRIO 02 - Uso de uma solução alternativa gratuita:
Foi pesquisada por uma solução gratuita para gerenciamento de impressão, buscando reduzir custos sem comprometer o controle do consumo. No entanto, não encontramos nenhuma solução que atenda plenamente as necessidades da instituição. Algumas soluções gratuitas ofereceram apenas funcionalidades básicas, sem suporte a impressão segura, relatórios detalhados ou integração com múltiplos fabricantes. Outras exigiram configurações complexas, tornando-se inviáveis para um ambiente corporativo de médio a grande porte. Diante dessa realidade, a instituição concluiu que, sem um sistema robusto e confiável, o controle manual continuaria sendo a única alternativa, o que reforçou a necessidade de investir em uma solução consolidada como o Papercut MF para garantir eficiência e economia a longo prazo.
CENÁRIO 03 - Aquisição da licença:
É a solução proposta, pois adquirir a licença do Papercut MF, garante acesso a um sistema consolidado e amplamente testado no mercado. Com a coleta automática de relatórios detalhados será possível identificar desperdícios e definir políticas eficientes para redução de custos. Além disso, funcionalidades como autenticação segura, impressão móvel e rastreamento em tempo real proporcionam maior controle e segurança no uso dos recursos de impressão. Embora haja um custo inicial com a aquisição da licença, o retorno do investimento a longo prazo, com a redução de desperdício de papel e toner, além da otimização do tempo da equipe de TI.
7.0 - Justificativa da escolha do tipo de solução
A aquisição da licença do Papercut MF tornou-se a escolha mais vantajosa, pois é um sistema robusto, seguro e de fácil gerenciamento. Com a implementação da solução, o TRE-RR passa a contar com relatórios completos para controle de custos, autenticação segura para evitar impressões indevidas e uma administração centralizada, otimizando o trabalho da equipe de TI. Além de atender e gerar relatórios de consumo para atendimento aos requisitos de sustentabilidade estabelecidos pelo Prêmio de Qualidade do CNJ, relacionados ao consumo de impressões no Tribunal Regional Eleitoral e seus Cartórios Eleitorais.
7.1 - Estimativa do custo da solução escolhida
Para estimativa do custo da solução, foram realizadas consultas ao mercado junto a empresas do segmento, conforme registrado nos eventos SEI: 0940951, 0940982 e 0940984. Três fornecedores apresentaram propostas, conforme documentos SEI 0938878, 0938882 e 0939150 , cujos preços estão detalhados abaixo:
Item |
Descrição |
Quantidade |
RDG SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA (0938878) |
TATHOS SERVIÇOS EM TECNOLOGIA (0938882) |
GS PRINTS SOLUÇÕES (0939150) |
1
|
Aquisição de licença do software PaperCut MF contemplando suporte e atualizações pelo período de 36 meses. |
1 |
3.456,00 |
7.499,00 |
4.640,00 |
Suporte e atualizações pelo período de 36 meses. |
|
Incluso |
4.997,00 |
2.065,16 |
|
Preços totais ofertados |
R$ 3.456,00 |
R$ 12.496,00 |
R$ 6.705,16
|
Após análise comparativa, verificou-se que a proposta apresentada pela empresa RDG Soluções em Tecnologia da Informação Ltda foi a mais vantajosa, com valor global de R$ 3.456,00 (três mil quatrocentos e cinquenta e seis reais), já incluindo suporte e atualizações pelo período de 36 (trinta e seis) meses, em conformidade com os requisitos definidos no Termo de Referência.
Considerando o baixo valor estimado, esta equipe de contratação buscou identificar Ata de Registro de Preços vigente referente ao objeto em questão, com vistas à possível adesão, sem êxito. Diante da urgência da demanda e do reduzido valor orçado, recomenda-se a adoção do procedimento de dispensa de licitação, com fundamento no inciso II do art. 75 da Lei nº 14.133/2021.
8.0 - Descrição da solução de TI
A presente solução consiste na aquisição de licença corporativa do software PaperCut MF com assinatura de 36 (trinta e seis) meses.
9.0 - Justificativa para o não parcelamento
A presente solução poderá ser parcelada, pois na modalidade de subscrição existe a opção de assinatura mensal, semestral ou anual.
10.0 – Adequação do Ambiente
Não há necessidade de adequação para solução.
10.1 – Infraestrutura Tecnológica
- Pontos lógicos (de rede);
- Infraestrutura de rede;
- Link de acesso à internet.
10.2 – Infraestrutura Elétrica
- Não há necessidade de adequação para solução.
10.3 – Logística de Implantação
Não há necessidade de adequação para solução.
10.4 – Espaço físico
Não há necessidade de adequação para solução.
10.5 – Mobiliário
Não há necessidade de mobiliário específico para solução.
10.6 – Impacto ambiental
Quanto aos requisitos ambientais, deve-se seguir a seguinte diretriz de sustentabilidade ambiental, estabelecida na IN. 01/2010 SLTI/MPOG, qual seja: o equipamento não deve conter substâncias perigosas em concentração acima da recomendada na diretiva RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances), tais como mercúrio (Hg), chumbo (Pb), cromo hexavalente (Cr(VI)), cádmio (Cd), bifenil-polibromados (PBBs), éteres difenil-polibromados (PBDEs).
Equipe de Contratação
Maycon Silva Strickler
Integrante Demandante
Leonardo Catão Pereira
Integrante Técnico
Cássia Cavalcante Alves
Integrante Administrativo
Boa Vista, 21 de fevereiro de 2025.