ETP - Contratação de ferramenta de manutenção e gerenciamento de banco de dados - DBEAVER - 2025
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RORAIMA
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO E ARQUITETURA DE DADOS
ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR / 2025
INTRODUÇÃO
Este estudo técnico preliminar tem como objetivo avaliar a aquisição de uma ferramenta de gerenciamento de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBDs) que possua funcionalidades robustas para administração, consulta e manipulação de bancos de dados relacionais e NoSQL. A necessidade dessa aquisição se deve à busca por uma solução eficiente que garanta produtividade e segurança para a equipe de desenvolvimento e administração de dados.
Este estudo está em conformidade com a Lei nº 14.133/2021, que estabelece normas para licitações e contratos na administração pública, garantindo a transparência, economicidade e vantajosidade da contratação.
1 - DESCRIÇÃO DA NECESSIDADE
A escolha da ferramenta deve considerar características fundamentais para um gerenciamento eficiente de SGBDs, tais como:
Suporte a múltiplos bancos de dados (Oracle, MySQL, PostgreSQL, MariaDB, SQL Server, entre outros);
Editor SQL avançado com realce de sintaxe e auto complete;
Ferramentas de administração e monitoramento de banco de dados;
Suporte a conexões seguras e autenticação via LDAP, Kerberos e SSH;
Funcionalidade de exportação e importação de dados em diversos formatos;
Extensibilidade via plugins e suporte a scripts automatizados.
Adicionalmente, os fornecedores interessados deverão atender aos requisitos e especificações estabelecidos no Termo de Referência, além de comprovar:
a) Atuação no ramo de atividade pertinente ao objeto da contratação/aquisição;
b) Ausência de impedimentos para licitar ou contratar com a Administração Pública;
c) Cadastro ativo no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores – SICAF. Caso não esteja cadastrado, deverá apresentar documentação comprobatória relativa à Habilitação Jurídica, Regularidade Fiscal, conforme exigido pela legislação vigente;
d) Inexistência de débitos inscritos no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN).
2 – PREVISÃO NO PLANO DE CONTRATAÇÕES ANUAL (PAC-TIC 2025 evento 905966)
A contratação em tela encontra-se prevista no Plano Anual de Capacitação de 2025, item 16;
Alinhamento Estratégico: Aprimorar a Segurança da Informação e a Gestão de Dados.
3 – REQUISITOS DA CONTRATAÇÃO
A ferramenta a ser adquirida deve atender aos seguintes requisitos:
Compatibilidade: Suporte a múltiplos bancos de dados (Oracle, MySQL, PostgreSQL, MariaDB, SQL Server, entre outros), inclusive suporte de conexão à SGBDs no Microsoft Azure
Facilidade de Uso: Interface gráfica intuitiva e suporte a execução de comandos SQL com realce de sintaxe e auto complete, e assistência de IA para criação de consultas;
Segurança: Conexões seguras via SSL, SSH, autenticação LDAP e controle de acessos;
Desempenho: Baixo consumo de recursos, suporte a grandes volumes de dados e execução eficiente de queries;
Extensibilidade: Possibilidade de adicionar plugins e personalizações;
Funcionalidades: Exportação e importação de dados em diversos formatos, sendo obrigatórios XLSX e CSV, proteção do cofre de senhas com senha master, histórico de consultas com funcionalidade de pesquisa neste, integração com Git, e ferramenta de modelagem de modelo relacional que proporcione criar um ERD a partir de um banco de dados já existente, e compare tabelas e esquemas para encontrar diferenças;
Licenciamento: Avaliação de soluções open-source e proprietárias, considerando custo e suporte;
Suporte e Atualizações: Disponibilidade de suporte técnico e manutenção contínua da ferramenta;
Sistemas Operacionais: Compatibilidade com os sistemas operacionais Microsoft Windows, macOS X Intel e Silicon e Linux;
4 – ESTIMATIVA DAS QUANTIDADES
Estima-se a quantidade de 6 (seis) licenças da Ferramenta de Manutenção e Gerenciamento de SGBD.
5 – LEVANTAMENTO DE MERCADO
Em cumprimento às exigências da Lei nº 14.133/2021, foram analisadas diferentes alternativas disponíveis no mercado, considerando apenas soluções comerciais que atendam às necessidades desta Administração. As opções avaliadas incluem:
Produto | Descrição | Preço Unitário Estimado |
---|---|---|
DataGrip (JetBrains) |
Ferramenta com suporte a múltiplos bancos de dados e integração com controle de versão e integração com IA. |
R$ 2.550,00 (0936063) |
DBeaver Enterprise | Versão comercial com suporte a múltiplos bancos de dados, funcionalidades avançadas e integração com IA. | R$ 1.900,00 (0936065 |
Pelo levantamento realizado, a ferramenta DBeaver Enterprise é a ferramenta mais vantajosa para a Administração, conforme orçamentos de ambas as ferramentas colhidas do mesmo representante nacional de ambas as ferramentas.
Considerando o baixo valor estimado, esta equipe de contratação buscou identificar Ata de Registro de Preços vigente referente ao objeto em questão, com vistas à possível adesão. No entanto, não obteve êxito. Diante da urgência da demanda e do reduzido valor orçado, sugere-se a adoção do procedimento de dispensa de licitação, com fundamento no inciso II do artigo 75 da Lei nº 14.133/2021.
6 – ESTIMATIVA DO PREÇO DA CONTRATAÇÃO
Produto | Descrição | Quantidade de Licenças | Valor Total Estimado |
---|---|---|---|
DBeaver Enterprise | Versão comercial com suporte a múltiplos bancos de dados, funcionalidades avançadas e integração com IA. | 6 | R$ 11.400,00 |
O preço estimado para a contratação foi de R$ 11.400,00 (onze mil e quatrocentos reais).
7 - DESCRIÇÃO DA SOLUÇÃO COMO UM TODO
A solução a ser contratada consiste na aquisição de uma ferramenta de gerenciamento de bancos de dados que permitirá a administração eficiente e segura de múltiplos SGBDs utilizados na organização.
A ferramenta deve proporcionar um ambiente unificado para desenvolvimento, monitoramento, análise e otimização de consultas SQL, além de facilitar a integração com sistemas já existentes.
A implementação da solução envolverá:
Licenciamento e instalação da ferramenta nos dispositivos dos usuários conforme a necessidade operacional;
Configuração inicial e integração com os bancos de dados existentes, garantindo conectividade segura e desempenho otimizado;
Treinamento da equipe para a utilização eficiente dos recursos disponíveis, incluindo automação de tarefas e melhores práticas de segurança;
Suporte e manutenção contínuos, assegurando que a ferramenta esteja sempre atualizada e alinhada às necessidades do setor.
A aquisição garantirá maior produtividade, segurança no gerenciamento de credenciais e dados sensíveis, além de reduzir custos operacionais relacionados à administração de bancos de dados, conforme os princípios da economicidade e eficiência estabelecidos pela Lei nº 14.133/2021.
O objeto desta contratação é caracterizado como comum, permitindo a definição objetiva de suas especificações, em conformidade com os requisitos estabelecidos na Lei nº 14.133/2021.
Considerando a urgência da demanda e o baixo valor estimado da contratação, sugere-se a adoção do procedimento de dispensa de licitação, com fundamento no inciso II do artigo 75 da Lei nº 14.133/2021.
8 – JUSTIFICATIVA PARA PARCELAMENTO
A aquisição das licenças poderá ser parcelada conforme a necessidade de uso. Aquisição imediata de cinco licenças.
9 - DEMONSTRATIVO DOS RESULTADOS PRETENDIDOS
Aumento de produtividade na elaboração de consultas à banco de dados, melhora na integração entre a equipe, melhora nas práticas de segurança de dados.
10 – PROVIDÊNCIAS PRÉVIAS AO CONTRATO
Elaboração do Termo de Referência;
Solicitar consulta de disponibilidade orçamentária junto à COF.
Análise jurídica para validação da dispensa de licitação;
Aprovação do processo pela unidade competente.
11 – CONTRATAÇÕES CORRELATAS/INTERDEPENDENTES
Não foram identificadas outras contratações correlatas ou interdependentes para este objeto.
12 – IMPACTOS AMBIENTAIS
Nenhum impacto ambiental identificado, visto que é a aquisição de um software.
13 – VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO
Dentre as soluções evidenciadas neste estudo preliminar constata-se que a melhor solução é a aquisição do obejto mediante a dispensa de licitação.
Diante do exposto, declara-se tecnicamente viável para atendimento da necessidade a aquisição dos serviços mediante a dispensa de licitação, com fundamento no inciso II do art. 75 da Lei nº 14.133/2021.
Equipe de Planejamento de Contratação (0933265)
Boa Vista, 25 de fevereiro de 2025.
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RORAIMA
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO E ARQUITETURA DE DADOS
ANÁLISE DE RISCOS / 2025
1 – INTRODUÇÃO
A análise de riscos permite a identificação, avaliação e gerenciamentos dos riscos relacionados à contratação.
Os riscos analisados foram organizados em duas categorias:
a) Riscos que possam comprometer o sucesso dos processos de contratação e de gestão contratual;
b) Riscos que possam fazer com que a Solução de TIC não alcance os resultados que atendam às necessidades do TRE.
Para cada risco identificado, define-se a probabilidade de ocorrência dos eventos, os possíveis danos potenciais em caso de acontecimento, possíveis ações preventivas e contingências, bem como a identificação de responsáveis por ação.
Após a identificação e classificação, deve-se executar uma análise qualitativa dos riscos, sendo esta realizada por meio da classificação escalar dos níveis de probabilidade e de impacto, conforme a tabela de referência a seguir:
Probabilidade |
|
Impacto |
Baixa |
Baixo |
|
Média |
Médio |
|
Alta |
Alto |
A análise qualitativa dos riscos consiste na classificação conforme a relação entre a probabilidade e o impacto, resultando assim no nível do risco e direcionando as ações relacionadas aos riscos durante a fase de contratação e gestão do contrato, bem como da solução de TI. A tabela a seguir apresenta a Matriz Probabilidade x Impacto, instrumento responsável pela definição dos critérios qualitativos de classificação do nível de risco.
Matriz de Riscos (P x I) |
Probabilidade (P) |
|||
Baixo |
Médio |
Alto |
||
Impacto (I) |
Baixo |
Baixo |
Baixo |
Médio |
Médio |
Baixo |
Médio |
Alto |
|
Alto |
Médio |
Alto |
Alto |
O produto da Probabilidade pelo Impacto de cada risco gera nove combinações possíveis no contexto da Matriz e, a partir destas combinações, define-se a(s) ação(ões) adequada(s) para o tratamento de cada risco gerado. A tabela a seguir apresenta uma síntese dos riscos identificados e classificados relacionados a esta contratação.
Tabela 2: Relação de riscos identificados
Id |
Risco |
Categoria |
P |
I |
Nível Risco (P x I) |
1 |
Especificação do objeto aquém/além da real necessidade do negócio |
Contratação |
Baixo |
Alto |
Médio |
2 |
Contratação deserta/fracassada |
Contratação |
Baixa |
Baixo |
Baixo |
3 |
Valor ofertado acima da média de mercado |
Contratação |
Baixa |
Médio |
Baixo |
4 |
Impugnação do processo licitatório |
Contratação |
Baixa |
Alto |
Médio |
5 |
Requisitos de negócios incompletos ou inexistentes para o planejamento |
Contratação |
Baixo |
Alto |
Médio |
6 |
Não aprovação dos artefatos do Planejamento da Contratação |
Contratação |
Baixa |
Médio |
Baixo |
7 |
Atraso na entrega do objeto |
Gestão |
Baixa |
Médio |
Baixo |
2 - RISCOS DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO
Risco 1 |
Risco: |
Especificação do objeto aquém/além da real necessidade do negócio |
||||
Probabilidade: |
Média |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Baixo |
1 |
Atraso na execução dos projetos que dependem da contratação dos serviços de TI |
|||
2 |
Recursos públicos utilizados com baixa eficiência |
|||||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
2 |
Pesquisar contratações similares e verificar juntos aos CONTRATANTES as principais dificuldades |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Executar aditivo ou supressão contratual para ajustar à necessidade real |
Gestor do Contrato |
Risco 2 |
Risco: |
Contratação deserta/fracassada |
||||
Probabilidade: |
Baixa |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Médio |
1 |
Atraso na execução dos projetos que dependem da contratação dos serviços de TI |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Buscar outra alternativa de contratação. |
Equipe de Planejamento da Contratação | ||||
2 |
Executar a contratação direta devidamente justificada. |
SALO |
Risco 3 |
Risco: |
Valor ofertado acima da média de mercado |
||||
Probabilidade: |
Baixa |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Médio |
1 |
Comprometimento da economicidade da contratação. |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Elaborar pesquisa de preço o mais realista possível |
Equipe de Contratação |
||||
2 |
Negociar junto a empresa representante valores mais vantajosos à Administração. |
SALO |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Buscar forma de contratação direto do fabricante. |
SALO |
Risco 4 |
Risco: |
Requisitos de negócios incompletos ou inexistentes para o planejamento |
||||
Probabilidade: |
Médio |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Alto |
1 |
Atraso no planejamento da contratação. |
|||
2 |
Aquisição de bens diferentes da real necessidade |
|||||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestação detalhadas |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
2 |
Pesquisar em Pregões similares as principais causas de questionamentos administrativos e jurídicos |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
3 |
Responder todos os questionamentos administrativos de forma efetiva e eficaz |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
4 |
Informar os requisitos de negócio que atendam a real necessidade |
CODAD |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Determinar a criação de um novo processo licitatório |
DG |
Risco 5 |
Risco: |
Não aprovação dos artefatos do Planejamento da Contratação |
||||
Probabilidade: |
Baixo |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Médio |
1 |
Atraso no planejamento da contratação |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Reuniões com autoridades superiores para alinhamento e aprovação dos artefatos |
CGTE e SGSE |
||||
2 |
Estabelecer procedimentos para que a área administrativa acompanhe a elaboração dos artefatos, evitando envios e devoluções do processo |
SLIC |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Determinar a criação de um novo processo licitatório |
DG |
Risco 6 |
Risco: |
Atraso na entrega do objeto. |
||||
Probabilidade: |
Baixa |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Médio |
1 |
Atraso na entrega do objeto |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Estabelecer no Termo de Referência prazo adequado para entrega do objeto |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
2 |
Estabelecer no Termo de Referência o atraso máximo tolerado antes da rescisão contratual |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
3 |
Prever sanções proporcionais ao dano causado pelo atraso |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
4 |
Manter regularmente comunicação com a empresa desde a assinatura do contrato |
Gestor do Contrato |
||||
5 |
Demandar explicações detalhadas e documentadas à empresa sobre alertas de atraso do TRE |
Gestor do Contrato |
||||
6 |
Aplicar sanções |
Gestor do Contrato |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Rescindir o contrato e convocar a colocada seguinte no Pregão. |
DG |
Equipe de Contratação ()
Andson de Lima Gomes
Integrante Demandante
Rafael Soares Cruz Junior
Integrante Técnico
Cássia Cavalcante Alves
Integrante Administrativo
Boa Vista, 11 de abril de 2025.