ETP - Contratação de ferramenta de manutenção e gerenciamento de banco de dados - DBEAVER - 2025

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RORAIMA

COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO E ARQUITETURA DE DADOS

 

ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR / 2025

 

INTRODUÇÃO

Este estudo técnico preliminar tem como objetivo avaliar a aquisição de uma ferramenta de gerenciamento de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBDs) que possua funcionalidades robustas para administração, consulta e manipulação de bancos de dados relacionais e NoSQL. A necessidade dessa aquisição se deve à busca por uma solução eficiente que garanta produtividade e segurança para a equipe de desenvolvimento e administração de dados.

 

Este estudo está em conformidade com a Lei nº 14.133/2021, que estabelece normas para licitações e contratos na administração pública, garantindo a transparência, economicidade e vantajosidade da contratação.

 

1 - DESCRIÇÃO DA NECESSIDADE

A escolha da ferramenta deve considerar características fundamentais para um gerenciamento eficiente de SGBDs, tais como:

  • Suporte a múltiplos bancos de dados (Oracle, MySQL, PostgreSQL, MariaDB, SQL Server, entre outros);

  • Editor SQL avançado com realce de sintaxe e auto complete;

  • Ferramentas de administração e monitoramento de banco de dados;

  • Suporte a conexões seguras e autenticação via LDAP, Kerberos e SSH;

  • Funcionalidade de exportação e importação de dados em diversos formatos;

  • Extensibilidade via plugins e suporte a scripts automatizados.

Adicionalmente, os fornecedores interessados deverão atender aos requisitos e especificações estabelecidos no Termo de Referência, além de comprovar:

a) Atuação no ramo de atividade pertinente ao objeto da contratação/aquisição;

b) Ausência de impedimentos para licitar ou contratar com a Administração Pública;

c) Cadastro ativo no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores – SICAF. Caso não esteja cadastrado, deverá apresentar documentação comprobatória relativa à Habilitação Jurídica, Regularidade Fiscal, conforme exigido pela legislação vigente;

d) Inexistência de débitos inscritos no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN).

 

2 – PREVISÃO NO PLANO DE CONTRATAÇÕES ANUAL (PAC-TIC 2025 evento 905966)

A contratação em tela encontra-se prevista no Plano Anual de Capacitação de 2025, item 16;

Alinhamento Estratégico:  Aprimorar a Segurança da Informação e a Gestão de Dados.

 

3 – REQUISITOS DA CONTRATAÇÃO

 

A ferramenta a ser adquirida deve atender aos seguintes requisitos:

  • Compatibilidade: Suporte a múltiplos bancos de dados (Oracle, MySQL, PostgreSQL, MariaDB, SQL Server, entre outros), inclusive suporte de conexão à SGBDs no Microsoft Azure

  • Facilidade de Uso: Interface gráfica intuitiva e suporte a execução de comandos SQL com realce de sintaxe e auto complete, e assistência de IA para criação de consultas;

  • Segurança: Conexões seguras via SSL, SSH, autenticação LDAP e controle de acessos;

  • Desempenho: Baixo consumo de recursos, suporte a grandes volumes de dados e execução eficiente de queries;

  • Extensibilidade: Possibilidade de adicionar plugins e personalizações;

  • Funcionalidades: Exportação e importação de dados em diversos formatos, sendo obrigatórios XLSX e CSV, proteção do cofre de senhas com senha master, histórico de consultas com funcionalidade de pesquisa neste, integração com Git, e ferramenta de modelagem de modelo relacional que proporcione criar um ERD a partir de um banco de dados já existente, e compare tabelas e esquemas para encontrar diferenças;

  • Licenciamento: Avaliação de soluções open-source e proprietárias, considerando custo e suporte;

  • Suporte e Atualizações: Disponibilidade de suporte técnico e manutenção contínua da ferramenta;

  • Sistemas Operacionais: Compatibilidade com os sistemas operacionais Microsoft Windows, macOS X Intel e Silicon e Linux;

4 – ESTIMATIVA DAS QUANTIDADES

 

Estima-se a quantidade de 6 (seis) licenças da Ferramenta de Manutenção e Gerenciamento de SGBD.

5 – LEVANTAMENTO DE MERCADO

Em cumprimento às exigências da Lei nº 14.133/2021, foram analisadas diferentes alternativas disponíveis no mercado, considerando apenas soluções comerciais que atendam às necessidades desta Administração. As opções avaliadas incluem:

 

Produto Descrição Preço Unitário Estimado

DataGrip (JetBrains)

Ferramenta com suporte a múltiplos bancos de dados e integração com controle de versão e integração com IA.

R$ 2.550,00 (0936063)

DBeaver Enterprise Versão comercial com suporte a múltiplos bancos de dados, funcionalidades avançadas e integração com IA.

R$ 1.900,00 (0936065

 

 Pelo levantamento realizado, a ferramenta DBeaver Enterprise é a ferramenta mais vantajosa para a Administração, conforme orçamentos de ambas as ferramentas colhidas do mesmo representante nacional de ambas as ferramentas.

Considerando o baixo valor estimado, esta equipe de contratação buscou identificar Ata de Registro de Preços vigente referente ao objeto em questão, com vistas à possível adesão. No entanto, não obteve êxito. Diante da urgência da demanda e do reduzido valor orçado, sugere-se a adoção do procedimento de dispensa de licitação, com fundamento no inciso II do artigo 75 da Lei nº 14.133/2021.

 

6 – ESTIMATIVA DO PREÇO DA CONTRATAÇÃO

Produto Descrição Quantidade de Licenças Valor Total Estimado
DBeaver Enterprise Versão comercial com suporte a múltiplos bancos de dados, funcionalidades avançadas e integração com IA. 6

R$ 11.400,00

O preço estimado para a contratação foi de R$ 11.400,00 (onze mil e quatrocentos reais).

7 - DESCRIÇÃO DA SOLUÇÃO COMO UM TODO

A solução a ser contratada consiste na aquisição de uma ferramenta de gerenciamento de bancos de dados que permitirá a administração eficiente e segura de múltiplos SGBDs utilizados na organização. 

 

A ferramenta deve proporcionar um ambiente unificado para desenvolvimento, monitoramento, análise e otimização de consultas SQL, além de facilitar a integração com sistemas já existentes.

 

A implementação da solução envolverá:

  • Licenciamento e instalação da ferramenta nos dispositivos dos usuários conforme a necessidade operacional;

  • Configuração inicial e integração com os bancos de dados existentes, garantindo conectividade segura e desempenho otimizado;

  • Treinamento da equipe para a utilização eficiente dos recursos disponíveis, incluindo automação de tarefas e melhores práticas de segurança;

  • Suporte e manutenção contínuos, assegurando que a ferramenta esteja sempre atualizada e alinhada às necessidades do setor.

A aquisição garantirá maior produtividade, segurança no gerenciamento de credenciais e dados sensíveis, além de reduzir custos operacionais relacionados à administração de bancos de dados, conforme os princípios da economicidade e eficiência estabelecidos pela Lei nº 14.133/2021.

 

O objeto desta contratação é caracterizado como comum, permitindo a definição objetiva de suas especificações, em conformidade com os requisitos estabelecidos na Lei nº 14.133/2021.

 

Considerando a urgência da demanda e o baixo valor estimado da contratação, sugere-se a adoção do procedimento de dispensa de licitação, com fundamento no inciso II do artigo 75 da Lei nº 14.133/2021.

8 – JUSTIFICATIVA PARA PARCELAMENTO

A aquisição das licenças poderá ser parcelada conforme a necessidade de uso. Aquisição imediata de cinco licenças.

9 - DEMONSTRATIVO DOS RESULTADOS PRETENDIDOS

Aumento de produtividade na elaboração de consultas à banco de dados, melhora na integração entre a equipe, melhora nas práticas de segurança de dados.

10 – PROVIDÊNCIAS PRÉVIAS AO CONTRATO

Elaboração do Termo de Referência;

Solicitar consulta de disponibilidade orçamentária junto à COF.

Análise jurídica para validação da dispensa de licitação;

Aprovação do processo pela unidade competente.

11 – CONTRATAÇÕES CORRELATAS/INTERDEPENDENTES

Não foram identificadas outras contratações correlatas ou interdependentes para este objeto.

12 – IMPACTOS AMBIENTAIS

Nenhum impacto ambiental identificado, visto que é a aquisição de um software.


13 – VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO

Dentre as soluções evidenciadas neste estudo preliminar constata-se que a melhor solução é a aquisição do obejto mediante a dispensa de licitação.

Diante do exposto, declara-se tecnicamente viável para atendimento da necessidade a aquisição dos serviços mediante a dispensa de licitação, com fundamento no inciso II do art. 75 da Lei nº 14.133/2021.

Equipe de Planejamento de Contratação (0933265)

Boa Vista, 25 de fevereiro de 2025.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RORAIMA

COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO E ARQUITETURA DE DADOS

 

ANÁLISE DE RISCOS / 2025

 

1 – INTRODUÇÃO

 

A análise de riscos permite a identificação, avaliação e gerenciamentos dos riscos relacionados à contratação.

Os riscos analisados foram organizados em duas categorias:

a) Riscos que possam comprometer o sucesso dos processos de contratação e de gestão contratual;

b) Riscos que possam fazer com que a Solução de TIC não alcance os resultados que atendam às necessidades do TRE.

Para cada risco identificado, define-se a probabilidade de ocorrência dos eventos, os possíveis danos potenciais em caso de acontecimento, possíveis ações preventivas e contingências, bem como a identificação de responsáveis por ação.

Após a identificação e classificação, deve-se executar uma análise qualitativa dos riscos, sendo esta realizada por meio da classificação escalar dos níveis de probabilidade e de impacto, conforme a tabela de referência a seguir:

 

Probabilidade

 

Impacto

Baixa

Baixo

Média

Médio

Alta

Alto

 

 

A análise qualitativa dos riscos consiste na classificação conforme a relação entre a probabilidade e o impacto, resultando assim no nível do risco e direcionando as ações relacionadas aos riscos durante a fase de contratação e gestão do contrato, bem como da solução de TI. A tabela a seguir apresenta a Matriz Probabilidade x Impacto, instrumento responsável pela definição dos critérios qualitativos de classificação do nível de risco.

 

Matriz de Riscos

(P x I)

Probabilidade (P)

Baixo

Médio

Alto

Impacto (I)

Baixo

Baixo

Baixo

Médio

Médio

Baixo

Médio

Alto

Alto

Médio

Alto

Alto

 

O produto da Probabilidade pelo Impacto de cada risco gera nove combinações possíveis no contexto da Matriz e, a partir destas combinações, define-se a(s) ação(ões) adequada(s) para o tratamento de cada risco gerado. A tabela a seguir apresenta uma síntese dos riscos identificados e classificados relacionados a esta contratação.

 

Tabela 2: Relação de riscos identificados

Id

Risco

Categoria

P

I

Nível Risco

(P x I)

1

Especificação do objeto aquém/além da real necessidade do negócio

Contratação

Baixo

Alto

Médio

2

Contratação deserta/fracassada

Contratação

Baixa

Baixo

Baixo

3

Valor ofertado acima da média de mercado

Contratação

Baixa

Médio

Baixo

4

Impugnação do processo licitatório

Contratação

Baixa

Alto

Médio

5

Requisitos de negócios incompletos ou inexistentes para o planejamento

Contratação

Baixo

Alto

Médio

6

Não aprovação dos artefatos do Planejamento da Contratação

Contratação

Baixa

Médio

Baixo

7

Atraso na entrega do objeto

Gestão

Baixa

Médio

Baixo

 

 

2 - RISCOS DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO

Risco 1

Risco:

Especificação do objeto aquém/além da real necessidade do negócio

Probabilidade:

Média

Id

Dano Potencial

Impacto:

Baixo

1

Atraso na execução dos projetos que dependem da contratação dos serviços de TI

2

Recursos públicos utilizados com baixa eficiência

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Pesquisar contratações similares e verificar juntos aos CONTRATANTES as principais dificuldades

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Executar aditivo ou supressão contratual para ajustar à necessidade real

Gestor do Contrato

 

 

Risco 2

Risco:

Contratação deserta/fracassada

Probabilidade:

Baixa

Id

Dano Potencial

Impacto:

Médio

1

Atraso na execução dos projetos que dependem da contratação dos serviços de TI

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Buscar outra alternativa de contratação.

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Executar a contratação direta devidamente justificada.

SALO

 

Risco 3

Risco:

Valor ofertado acima da média de mercado

Probabilidade:

Baixa

Id

Dano Potencial

Impacto:

Médio

1

Comprometimento da economicidade da contratação.

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Elaborar pesquisa de preço o mais realista possível

Equipe de Contratação

2

Negociar junto a empresa representante valores mais vantajosos à Administração.

SALO

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Buscar forma de contratação direto do fabricante.

SALO

 
 
 

Risco 4

Risco:

Requisitos de negócios incompletos ou inexistentes para o planejamento

Probabilidade:

Médio

Id

Dano Potencial

Impacto:

Alto

1

Atraso no planejamento da contratação.

2

Aquisição de bens diferentes da real necessidade

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestação detalhadas

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Pesquisar em Pregões similares as principais causas de questionamentos administrativos e jurídicos

Equipe de Planejamento da Contratação

3

Responder todos os questionamentos administrativos de forma efetiva e eficaz

Equipe de Planejamento da Contratação

4

Informar os requisitos de negócio que atendam a real necessidade

CODAD

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Determinar a criação de um novo processo licitatório

DG

 

 

Risco 5

Risco:

Não aprovação dos artefatos do Planejamento da Contratação

Probabilidade:

Baixo

Id

Dano Potencial

Impacto:

Médio

1

Atraso no planejamento da contratação

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Reuniões com autoridades superiores para alinhamento e aprovação dos artefatos

CGTE e SGSE

2

Estabelecer procedimentos para que a área administrativa acompanhe a elaboração dos artefatos, evitando envios e devoluções do processo

SLIC

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Determinar a criação de um novo processo licitatório

DG

 
 
3 - RISCOS DO PROCESSO DE GESTÃO CONTRATUAL E DA SOLUÇÃO DE TI
 
 

Risco 6

Risco:

Atraso na entrega do objeto.

Probabilidade:

Baixa

Id

Dano Potencial

Impacto:

Médio

1

Atraso na entrega do objeto

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Estabelecer no Termo de Referência prazo adequado para entrega do objeto

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Estabelecer no Termo de Referência o atraso máximo tolerado antes da rescisão contratual

Equipe de Planejamento da Contratação

3

Prever sanções proporcionais ao dano causado pelo atraso

Equipe de Planejamento da Contratação

4

Manter regularmente comunicação com a empresa desde a assinatura do contrato

Gestor do Contrato

5

Demandar explicações detalhadas e documentadas à empresa sobre alertas de atraso do TRE

Gestor do Contrato

6

Aplicar sanções

Gestor do Contrato

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Rescindir o contrato e convocar a colocada seguinte no Pregão.

DG

 
 
 

Equipe de Contratação ()

 

 

Andson de Lima Gomes

Integrante Demandante

 

Rafael Soares Cruz Junior

Integrante Técnico 

 

Cássia Cavalcante Alves

Integrante Administrativo

 

 

 

 

Boa Vista, 11 de abril de 2025.

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