ETP - Serviço de comunicação via satélite - 2024

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RORAIMA

SEÇÃO DE DEFESA CIBERNÉTICA

 

ESTRATÉGIA DE CONTRATAÇÃO / 2024

1.0 - Descrição da Solução de Tecnologia da Informação


1.1 - Descrição da Solução

Serviço de Comunicação Satelital, visando prover a comunicação de dados.


1.2 - Detalhamento dos Bens e Serviços que compõem a Solução


1.2.1 - Contratação de empresa para o provimento dos serviços relacionados ao suporte e garantia no tocante a:

[   ] Aquisição de Material (Hardware, equipamentos, componentes acessórios, etc)

[   ] Aquisição/Contratação de Software.

[X] Contratação de Serviços (implantação, sustentação, garantia, serviços em geral, etc).

[X] O objeto possui padrões de desempenho e qualidade e pode definido pelo Edital por meio de especificações usuais de mercado, caracterizando-o como Bens e serviços comuns, conforme definição constante do inciso XIII do art. 6º da Lei 14.133/2021.

[ X ] Trata-se de serviço a ser prestado de forma contínua, nos termos do art. 106 da Lei nº 14.133/2021, e comum que permite a realização do certame por meio da modalidade Pregão.

[X] O objeto caracteriza-se como BEM/SERVIÇO DE INFORMÁTICA, conforme art. 2º da Resolução CNJ Nº 468 de 15/07/2022.

[   ] Existe a previsão de aplicabilidade do art. 16-A da Lei nº 8.248/1991 e Decreto nº 7.174/2010, que tratam da preferência na contratação de BEM/SERVIÇO DE INFORMÁTICA, nos termos do disposto no art. 3º, da Lei nº 8.248/1991, regulado pelo art. 5º do Decreto nº 7.174/2010.

[X] O objeto da contratação se estende necessariamente por mais de um ano.

[X] O objeto da contratação é essencial para o negócio.
 

1.3 - Definição da solução 

Critério

Atendimento

É possível especificar o serviço usando parâmetros usuais de mercado

SIM

É possível medir o desempenho da qualidade usando parâmetros usuais de mercado

SIM

O objeto da contratação se estende necessariamente por mais de 01 ano

SIM

O objeto da contração é essencial para o negócio

SIM

 

2 – Responsabilidades da Contratante e da Contratada
    

2.1 – Deveres e Responsabilidades da Contratante

2.1.1 - Exigir o cumprimento de todas as obrigações assumidas pela contratada, de acordo com o edital do pregão eletrônico, termo de referência e seus anexos, as cláusulas contratuais, e da proposta da CONTRATADA;

2.1.2 - Permitir o acesso, quando necessário de funcionários da CONTRATADA, devidamente identificados para solução de qualquer anormalidade, desde que solicitado pela contratada ao Fiscal do contrato, o qual acompanhará toda atividade a ser desenvolvida;

2.1.3 - Exercer o acompanhamento e a fiscalização dos serviços, por servidor especialmente designado, anotando em registro próprio as falhas detectadas, indicando dia, hora, mês e ano, bem como os demais detalhes envolvidos, e encaminhando os apontamentos à autoridade competente para as providências cabíveis;

2.1.4 - Notificar a contratada por escrito da ocorrência de eventuais imperfeições no curso da execução dos serviços, fixando prazo para a sua correção;

2.1.5 - Prestar as informações e esclarecimentos relativos ao objeto desta contratação que venham a ser solicitados pela CONTRATADA

2.1.6 - Comunicar à CONTRATADA toda e qualquer ocorrência relacionada ao contrato e demais elementos constitutivos;

2.1.7 - Exigir que a CONTRATADA execute os serviços de forma conveniente e compatível com o exercício das funções que lhe forem atribuídas sem causar embaraço e desconfiança à fiscalização.

2.1.8 - Fiscalizar a entrega dos serviços podendo sustar, recusar, mandar fazer ou desfazer qualquer material que não esteja de acordo com as condições e exigências especificadas no edital, termo de referência ou eventual ata de registro de preços;

2.1.9 - Proporcionar as facilidades necessárias ao bom andamento para a execução dos serviços;

2.1.10 - Efetuar os pagamentos nas condições e preços pactuados pela prestação dos serviços mediante apresentação, aceitação e atesto do Fiscal nos documentos hábeis de cobrança;

2.1.11 - Receber por meio de Fiscal, acompanhado pelo responsável da execução do contrato, os serviços, a fim de que se evitem desarmonias entre serviços entregues

2.1.12 - Efetuar as retenções tributárias devidas sobre o valor da nota fiscal fornecida pela contratada em conformidade com a legislação aplicável.

 

2.2 – Deveres e Responsabilidades da Contratada

2.2.1 - Cumprir fielmente o que estabelece o Edital de Licitação, Termo de referência, anexos e ou Ata de Registro de Preços;

2.2.2 - Garantir o compromisso de executar o objeto, nas condições estabelecidas na proposta;

2.2.3 - Garantir o cumprimento dos prazos e demais exigências constantes no Edital, Termo de Referência, anexos e Ata de Registro de Preço;

2.2.4 - Tomar conhecimento de todas as cláusulas e condições da contratação, constantes do edital, não sendo admitida posterior alegação de desconhecimento;

2.2.5 - Guardar sigilo sobre todas as informações obtidas em decorrência do cumprimento do contrato.

2.2.6 - Repassar ao TRE/RR, durante todo o período de vigência do contrato, todos os preços e vantagens ofertadas pelo mercado, inclusive os de preço reduzido, sempre que esses forem mais vantajosos que os ofertados na licitação;

2.2.7 - Durante o tempo em que a garantia estiver em vigor, disponibilizar o suporte na modalidade 8x5, resolvendo os problemas no próximo dia útil, desde que exista algum fato que impeça a sua resolução no mesmo dia;

2.2.8 - Manter durante toda vigência do contrato, em compatibilidade com as obrigações assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação;

2.2.9 - Apresentar, sempre que solicitado pela Contratante no prazo estipulado no pedido, documentação referente às condições exigidas neste instrumento contratual.

 

3 – Termos Contratuais


3.1 – Procedimentos e Critérios de Aceitação

ITENS 1 e 2

Data 

Evento 

Dia D 

· Assinatura do Contrato 

D + 60 dias 

· Entrega de 100% das unidades contratadas

 

ITEM 3

Data

Evento

Dia D

· Assinatura do Contrato

D + 60 dias

· Entrega de 100% das unidades contratadas

 

  • Ocorrerão dois tipos de aceitação: aceitação provisória e aceitação definitiva.

    • CRITÉRIOS PARA ACEITAÇÃO PROVISÓRIA

      • A aceitação provisória se dará em até 30 dias corridos após a entrega dos serviços, com a observação, pela CONTRATANTE, de normalidade no provimento dos serviços para cada circuito.

      • Caso haja rejeição na aceitação dos serviços, a CONTRATANTE poderá solicitar a suspensão de sua implantação até que os problemas apontados sejam sanados, sem que isso gere direito à CONTRATADA de protelar a implantação dentro dos prazos definidos.

      • Os testes de aceitação dos serviços de rede serão compostos, no mínimo, por testes de conectividade/funcionais, teste de acesso aos sistemas eleitorais e Internet, os quais deverão atender aos requisitos mínimos especificados de latência, perda de pacotes e velocidade contratada.

      • Aceito o serviço, será emitido um Termo de Recebimento Provisório pela CONTRATANTE.

    • CRITÉRIOS PARA ACEITAÇÃO DEFINITIVA

      • A aceitação definitiva se dará após o término dos testes de conectividade, os quais utilizarão as ferramentas de medição próprias e/ou do SIMET (simet.nic.br) ou equivalentes, da conferência das instalações físicas e especificações dos hardwares fornecidos, além das demais exigências constantes deste Termo de Referência. Atendidos todos os critérios, será emitido um Termo de Recebimento Definitivo pela CONTRATANTE em até 10 dias corridos após emissão de Termo de Recebimento Provisório.

      • Durante esse período deverão ser retiradas todas as pendências de qualquer natureza que porventura existirem.

      • Na hipótese da CONTRATADA não sanar as pendências relacionadas ao fornecimento ou não conseguir cumprir as exigências associadas ao período serão iniciados os procedimentos de penalidades previstos no contrato.

      • O Termo de Recebimento Definitivo não isenta a CONTRATADA das responsabilidades sobre o pleno funcionamento de todas as facilidades e vantagens oferecidas, estendendo-se a necessidade de teste destas facilidades ao longo do Período de Garantia.

      • Os serviços poderão ser rejeitados, no todo ou em parte, quando em desacordo com as especificações constantes neste Termo de Referência e na proposta, devendo ser corrigidos/refeitos/substituídos no prazo fixado pelo fiscal do contrato, à custa da CONTRATADA, sem prejuízo da aplicação de penalidades.

  • O recebimento provisório ou definitivo do objeto não exclui a responsabilidade da CONTRATADA pelos prejuízos resultantes da incorreta execução do contrato.
     

3.2 – Modalidade e tipo de licitação

Para a presente licitação recomenda-se a modalidade Pregão Eletrônico com formação de ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

 

3.3 – Classificação monetária

Para custear a aquisição serão  usado recursos destinados na Ação: 02.122.0570.20GP14 – Julgamento de Causas e Gestão Administrativa na Justiça Eleitoral.

 

3.4 – Vigência da Contratação

O prazo de vigência da contratação é de 2 anos, contados do(a) assinatura do contrato, prorrogável até o limite de 10 anos, na forma dos artigos 106 e 107 da Lei n° 14.133, de 2021.
 

3.5 – Garantia

  • O atendimento On-Site se dará no horário comercial, na modalidade de 8x5 (oito horas, cinco dias por semana).

  • É de responsabilidade da contratada a manutenção de todos os enlaces de dados contratados e respectivos equipamentos instalados.

  • Quaisquer modificações e/ou reconfigurações que necessitem ser executados nos equipamentos pela Contratada, deverão ser autorizadas pelo CONTRATANTE com antecedência mínima de 2(dois) dias úteis.

  • A CONTRATADA deverá fornecer suporte telefônico gratuito para a solução de problemas relacionados ao seu funcionamento dos enlaces de dados contratados, bem como o esclarecimento de dúvidas quanto a utilização do serviço, que deverá ser prestado 24 (vinte e quatro) horas por dia, 7 (sete) dias por semana.

  • O suporte telefônico gratuito deverá ser realizado por intermédio de ligação para um número único em âmbito nacional (0800), na língua portuguesa, com atendimento 24 horas, 07 dias por semana.

  • Cada chamado receberá sempre um número ou protocolo de identificação.

  • O prazo para atendimento do reparo começa a contar 4(quatro) horas após a abertura do chamado técnico na central de atendimento da CONTRATADA.

  • O período de reparo, uma vez registrados, não deverá exceder 2 (dois) dias úteis, contados a partir da abertura do chamado.

  • Todos os custos acarretados tanto pela troca de materiais/acessórios (transporte, instalação, e etc.) quanto pela realização de ajustes nas instalações (transporte, apontamento, configuração, e etc.) serão de responsabilidade da CONTRATADA

4.0 – Equipe de Contratação

Para composição da equipe de contratação conforme Decisão 389 (0857827), fica indicado um técnico da Secretaria de Tecnologia da Informação, a Assessoria de Licitações e Contratos e um integrante da área demandante.

 

5.0 – Gestão da Contratação

A gestão da contratação se dará pela Assessoria de Contratos e suas unidades, a qual deverá manter controle sobre vigência do contrato, aditivos quando for o caso, pagamentos e demais providências relativa a gestão do contrato.

 

Equipe de Contratação

Decisão 1153 (0913981)

 

Fábio Rogério Santos Barros
Integrante Demandante

 

Severino José Caetano Filho
Integrante Técnico

 

Lucas Festinalli
Integrante Técnico

 

Jeckson Souza Cruz
Integrante Administrativo

Boa Vista, 27 de novembro de 2024.

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PLANO DE SUSTENTAÇÃO / 2024

1 – Introdução

O plano de sustentação  do contrato para serviços de comunicação por satélite tem por objetivo propor ações para manter a continuidade do negócio da instituição com sustentabilidade a longo prazo, confiabilidade do serviço, eficiência energética, responsabilidade ambiental e gestão de riscos, contribuindo para uma operação segura, eficiente e ambientalmente consciente.
 

2 – Recursos Necessários à Continuidade do Negócio Durante e Após a Execução do Contrato

2.1 – Recursos Materiais

  1. Infraestrutura de Rede: Necessária para viabilizar a comunicação entre a  infraestrutura de comunicação da operadora e a rede de dados corporativa o que pode incluir redes terrestres de fibra óptica, equipamentos de roteamento e comutação, além de sistemas de gerenciamento e monitoramento de rede.

  2. Fontes de Energia: Fontes de energia confiáveis para alimentação elétrica da infraestrutura e comunicação a qual poderá envolver o uso de sistemas de geração de energia, como painéis solares, baterias, geradores ou uma combinação dessas fontes.

  3. Infraestrutura de Suporte: Além dos principais recursos mencionados acima, é necessário estabelecer uma infraestrutura mínima de suporte aos usuários tais como centros de operações de rede e centrais de serviços.

Ações Para Obtenção do Recurso e Seus Respectivos Responsáveis:                         

  1. Infraestrutura de Rede: Não há ações necessárias a ser executadas pois a infraestrutura computacional do TRE-RR já conta com uma rede de dados corporativa estruturada a qual se encontra sob a responsabilidade a Seção de Cibersegurança, Infraestrutura e Comunicação da STIC.

  2. Fontes de Energia: Necessária a revisão do fornecimento de energia elétrica das unidades atendidas, considerando a manutenção dos grupos geradores. A atividade está sob responsabilidade da Coordenadoria de Apoio Administrativo e Engenharia;

  3. Infraestrutura de Suporte: Não há ações necessárias a ser executadas pois a infraestrutura computacional do TRE-RR já conta com a central de serviços estruturada a qual se encontra sob a responsabilidade a Seção de Suporte ao Usuário da STIC.
     

2.2 – Recursos Humanos

  •  Seção de Cibersegurança, Infraestrutura e Comunicação

    • Controle da execução contratual e das garantias; 

  • Coordenadoria de Contratações

    • ​Gestão do contrato

 

3 – Estratégia de Continuidade Contratual

3.1 – Fim do contrato

Ações de Contingência e Seus Respectivos Responsáveis:

ID

DESCRIÇÃO

RESPONSÁVEL

1

Abertura de demanda para nova contratação de serviço

COORD. DE INFRAESTRUTURA E COMUNICAÇÃO

2

Viabilização de estudos técnicos necessários a uma nova contratação

EQUIPE DE CONTRATAÇÃO

3

Abertura de certame licitatório para contratação

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

 

4 – Estratégia de Independência

4.1 –  O objeto da contratação é a obtenção de recurso de comunicação em contingência ao já existente. Desse modo a independência contratual está na redundância da execução dos serviços contratados por outra operadora;

4.2 – Manter pelo menos 02 (dois) servidores capacitados para eventuais interações na infraestrutura, de forma a garantir que o negócio não seja prejudicado em decorrências de ausências devidamente justificada pelo técnico principal.

 

Equipe de Contratação

Decisão 1153 (0913981)

 

Fábio Rogério Santos Barros
Integrante Demandante

 

Severino José Caetano Filho
Integrante Técnico

 

Lucas Festinalli
Integrante Técnico

 

Jeckson Souza Cruz
Integrante Administrativo

Boa Vista, 27 de novembro de 2024.

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ANÁLISE DE RISCOS / 2024

1 – INTRODUÇÃO

 

A análise de riscos permite a identificação, avaliação e gerenciamentos dos riscos relacionados à contratação.

Os riscos analisados foram organizados em duas categorias:

a) Riscos que possam comprometer o sucesso dos processos de contratação e de gestão contratual;

b) Riscos que possam fazer com que a Solução de TI não alcance os resultados que atendam às necessidades do TRE/RR.

Para cada risco identificado, define-se a probabilidade de ocorrência dos eventos, os possíveis danos potenciais em caso de acontecimento, possíveis ações preventivas e contingências, bem como a identificação de responsáveis por ação.

Após a identificação e classificação, deve-se executar uma análise qualitativa dos riscos, sendo esta realizada por meio da classificação escalar dos níveis de probabilidade e de impacto, conforme a tabela de referência a seguir:

 

Probabilidade

 

Impacto

Baixa

Baixo

Média

Médio

Alta

Alto

 

 

A análise qualitativa dos riscos consiste na classificação conforme a relação entre a probabilidade e o impacto, resultando assim no nível do risco e direcionando as ações relacionadas aos riscos durante a fase de contratação e gestão do contrato, bem como da solução de TI. A tabela a seguir apresenta a Matriz Probabilidade x Impacto, instrumento responsável pela definição dos critérios qualitativos de classificação do nível de risco.

 

Matriz de Riscos

(P x I)

Probabilidade (P)

Baixo

Médio

Alto

Impacto (I)

Baixo

Baixo

Baixo

Médio

Médio

Baixo

Médio

Alto

Alto

Médio

Alto

Alto

 

O produto da Probabilidade pelo Impacto de cada risco gera nove combinações possíveis no contexto da Matriz e, a partir destas combinações, define-se a(s) ação(ões) adequada(s) para o tratamento de cada risco gerado. A tabela a seguir apresenta uma síntese dos riscos identificados e classificados relacionados a esta contratação.

 

Tabela 2: Relação de riscos identificados

Id

Risco

Categoria

P

I

Nível Risco

(P x I)

1

Especificação do objeto aquém/além da real necessidade do negócio

Contratação

Médio

Alto

Alto

2

Contratação deserta/fracassada

Contratação

Médio

Alto

Alto

3

Valor ofertado acima da média de mercado

Contratação

Baixa

Médio

Baixo

4

Impugnação do processo licitatório

Contratação

Baixa

Alto

Médio

5

Requisitos de negócios incompletos ou inexistentes para o planejamento

Contratação

Médio

Alto

Alto

6

Não aprovação dos artefatos do Planejamento da Contratação

Contratação

Baixa

Médio

Baixo

7

Atraso na entrega do objeto

Gestão

Baixa

Médio

Baixo

 

 

2 - RISCOS DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO

Risco 1

Risco:

Especificação do objeto aquém/além da real necessidade do negócio

Probabilidade:

Média

Id

Dano Potencial

Impacto:

Alto

1

Equipamentos sem cobertura de garantia por sinistros.

2

Recursos públicos utilizados com baixa eficiência

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Pesquisar contratações similares e verificar juntos aos CONTRATANTES as principais dificuldades

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Executar aditivo ou supressão contratual para ajustar à necessidade real

Gestor do Contrato

 

 

Risco 2

Risco:

Contratação deserta/fracassada

Probabilidade:

Baixa

Id

Dano Potencial

Impacto:

Alto

1

Equipamentos sem cobertura de garantia por sinistros, que, em caso de ocorrência poderá acarretar a paralisação das atividades do TRE.

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Agendar e realizar nova sessão de lances

Pregoeiro

2

Executar a contratação direta, após o Pregão fracassado/deserto desde que devidamente justificado

SA

 

Risco 3

Risco:

Valor ofertado acima da média de mercado

Probabilidade:

Baixa

Id

Dano Potencial

Impacto:

Médio

1

Comprometimento da economicidade da contratação

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Elaborar pesquisa de preço o mais realista possível

AL

2

Negociar junto ao vencedor dos lances valores mais vantajosos à Administração

Pregoeiro

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Agendar e realizar nova sessão de lances.

Pregoeiro

 
 

Risco 4

Risco:

Impugnação do processo licitatório

Probabilidade:

Baixa

Id

Dano Potencial

Impacto:

Alto

1

Atraso na cobertura de garantia dos ativos rede essenciais aos serviços de TIC.

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestação detalhadas

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Pesquisar em Pregões similares as principais causas de questionamentos administrativos e jurídicos

Equipe de Planejamento da Contratação

3

Responder todos os questionamentos administrativos de forma efetiva e eficaz

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Determinar a criação de um novo processo licitatório

DG

 

Risco 5

Risco:

Requisitos de negócios incompletos ou inexistentes para o planejamento

Probabilidade:

Médio

Id

Dano Potencial

Impacto:

Alto

1

Atraso no planejamento da contratação.

2

Aquisição de bens diferentes da real necessidade

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestação detalhadas

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Pesquisar em Pregões similares as principais causas de questionamentos administrativos e jurídicos

Equipe de Planejamento da Contratação

3

Responder todos os questionamentos administrativos de forma efetiva e eficaz

Equipe de Planejamento da Contratação

4

Informar os requisitos de negócio que atendam a real necessidade

SIC

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Determinar a criação de um novo processo licitatório

DG

 

 

Risco 6

Risco:

Não aprovação dos artefatos do Planejamento da Contratação

Probabilidade:

Baixo

Id

Dano Potencial

Impacto:

Médio

1

Atraso no planejamento da contratação

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Reuniões com autoridades superiores para alinhamento e aprovação dos artefatos

Equipe de contratação

2

Estabelecer procedimentos para que a área administrativa acompanhe a elaboração dos artefatos, evitando envios e devoluções do processo

AL

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Determinar a criação de um novo processo licitatório

DG

 
 
3 - RISCOS DO PROCESSO DE GESTÃO CONTRATUAL E DA SOLUÇÃO DE TI
 
 

Risco 7

Risco:

Atraso na entrega do objeto.

Probabilidade:

Baixa

Id

Dano Potencial

Impacto:

Médio

1

Atraso ou ausência dos projetos/atividades que dependem da contratação para seu prosseguimento.

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Estabelecer no Termo de Referência prazo adequado para entrega do objeto

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Estabelecer no Termo de Referência o atraso máximo tolerado antes da rescisão contratual

Equipe de Planejamento da Contratação

3

Prever sanções proporcionais ao dano causado pelo atraso

Equipe de Planejamento da Contratação

4

Manter regularmente comunicação com a empresa desde a assinatura do contrato

Gestor do Contrato

5

Demandar explicações detalhadas e documentadas à empresa sobre alertas de atraso pelo IBAMA

Gestor do Contrato

6

Aplicar sanções

Gestor do Contrato

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Rescindir o contrato e convocar a colocada seguinte no Pregão.

DG

 
 
 

Equipe de Contratação

Decisão 1153 (0913981)

 

Fábio Rogério Santos Barros
Integrante Demandante

 

Severino José Caetano Filho
Integrante Técnico

 

Lucas Festinalli
Integrante Técnico

 

Jeckson Souza Cruz
Integrante Administrativo

Boa Vista, 27 de novembro de 2024.

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SEÇÃO DE DEFESA CIBERNÉTICA

 

ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICA / 2024

1.0 - Justificativa da necessidade da solução de TI

A demanda é justificada pela necessidade de contratação de um serviço de comunicação que possa oferecer vantagens em relação a outras formas de comunicação terrestre. Neste sentido, se pode citar algumas razões pelas quais considerar contratar um serviço de comunicação por satélite:

  1. Cobertura global: Os satélites de comunicação podem fornecer cobertura em áreas remotas, rurais ou de difícil acesso, onde outras infraestruturas de comunicação, como torres de celular, não estão disponíveis. Isso é especialmente útil para atendimento ao público em locais desprovidos de comunicação terrestre.

  2. Conectividade confiável: A comunicação por satélite é conhecida por sua confiabilidade, mesmo em condições adversas, como desastres naturais, considerando a necessidade de ter uma conexão estável e constante, independentemente do clima ou outras interferências.

  3. Velocidades de dados mais altas: Os avanços tecnológicos já permitem que os sistemas de comunicação por satélite alcancem velocidades de dados mais altas. Isso torna possível a transmissão rápida de dados, incluindo vídeos, imagens de alta resolução e transferências de arquivos grandes.

  4. Escalabilidade: Os serviços de comunicação por satélite permitem ser dimensionados de acordo com as necessidades do seu uso, com a possibilidade de ajuste a capacidade e da largura de banda para atendimento das demandas específicas.

  5. Mobilidade: A comunicação por satélite permitirá o uso com conectividade contínua independentemente da localização geográfica.

Apesar de a comunicação por satélite envolver custos iniciais e mensais mais elevados em comparação com outras opções de comunicação, com a cobertura global, a confiabilidade, a velocidade de dados e a versatilidade, contratar um serviço de comunicação por satélite será uma escolha valiosa para atendimento das atuais necessidades de comunicação.

Considerando ainda os avanços tecnológicos na implementação das redes de comunicação satelital de baixa órbita terrestre (LEO, na sigla em inglês), há algumas vantagens adicionais em comparação com os satélites de órbita geossíncrona (GEO):

  1. Latência reduzida: Os satélites LEO estão mais próximos da Terra em comparação com os satélites GEO, resultando em latência significativamente reduzida. A latência é o tempo que leva para os sinais de comunicação percorrerem a distância entre o transmissor e o receptor. Com satélites LEO, as comunicações podem ter uma resposta quase em tempo real, o que é crucial para certas aplicações sensíveis à latência, como videoconferências, jogos online e transmissões ao vivo.

  2. Capacidade de alta largura de banda: Os satélites LEO podem oferecer capacidade de largura de banda mais alta em comparação com os satélites GEO. Como existem vários satélites LEO em órbita, eles podem trabalhar em conjunto para fornecer uma cobertura ampla e compartilhar o tráfego de dados. Isso permite taxas de transferência de dados mais rápidas e suporte a um maior número de usuários simultâneos.

  3. Flexibilidade e adaptabilidade: Devido ao grande número de satélites LEO em órbita e sua capacidade de movimento, os serviços de comunicação por satélite baseados em LEO têm maior flexibilidade e adaptabilidade. Eles podem realocar recursos e redirecionar a cobertura para áreas específicas com maior demanda, fornecendo uma conectividade mais robusta e resiliente.

  4. Melhor eficiência espectral: Os satélites LEO podem usar frequências de comunicação mais altas, o que permite uma maior eficiência espectral. Isso significa que mais informações podem ser transmitidas em um determinado espectro de frequência, resultando em uma maior capacidade de dados.

  5. Baixo impacto de propagação de sinal: Devido à proximidade da Terra, os satélites LEO têm um menor impacto de propagação do sinal em comparação com os satélites GEO. Isso significa que o sinal de comunicação tende a sofrer menos atenuação e interferência, resultando em uma conexão mais estável e confiável.

Assim, o serviço a ser contratado atenderá as demandas do TRE-RR conforme descrito a seguir:

a) Item 1

  • Cartórios eleitorais: 08 unidades;

  • TRE-RR / Sede: 02 unidades;

  • Reserva Técnica: 02.

  • Total do item 1: 12 unidades

b) Item 3

  • Atendimento itinerante: 03 unidades;

  • Total do item 3: 3 unidades.

 

2.0 - Relação entre a demanda prevista e a quantidade de serviço a ser contratada

A quantidade de serviços a serem contratados tem o objetivo de atender às demandas de serviços de comunicação para:

  1. Links de redundância à infraestrutura de comunicação terrestre nas sedes dos cartórios eleitorais;

  2. Atendimento da justiça eleitoral itinerante e de transmissão;

  3. Transmissão sazonal de dados no período eleitoral em locais de difícil acesso;

 

TABELA 1 - QUANTIDADES ESTIMADAS PARA CONTRATAÇÃO

ITEM

DESCRIÇÃO

QUANTIDADE ESTIMADA 

1

ACESSO À INTERNET TIPO 1: Serviço Corporativo para uso fixo com franquia mínima de 1 TB, ip público fixo ou fixado,  e característica continuada.

12

2

SERVIÇO DE INSTALAÇÃO PARA O ITEM 1

12

3

ACESSO À INTERNET TIPO 2: Serviço Corporativo Franqueado para uso transportável com franquia 1 TB e característica continuada. 

03

 

Nesse sentido a demanda tende a crescer considerando a necessidade formação de uma Ata de Registro de preços, momento no qual será oportunizado ao interessados o devido registro de intenção das quantidades a serem contratadas.

 

3.0 - Demonstrativo dos resultados a serem alcançados em termos de economicidade e eficiência

Guardadas as devidas proporções, adotar um serviço de comunicação por satélite, especialmente aqueles baseados em satélites de baixa órbita (LEO), podem ser alcançados diversos resultados em termos de economicidade e eficiência, como por exemplos:

  1. Redução de custos de infraestrutura: Ao contratar um serviço de comunicação por satélite, você pode reduzir os custos associados à construção e manutenção de infraestruturas terrestres, especialmente em áreas remotas ou de difícil acesso, e a implementação de infraestrutura terrestre pode ser extremamente cara e demorada.

  2. Economias de escala: Com satélites de baixa órbita (LEO) e a capacidade de compartilhar recursos entre vários satélites, os provedores de serviços de comunicação por satélite podem alcançar economias de escala. Isso significa que a capacidade de largura de banda e a cobertura podem ser oferecidas a um custo mais baixo por usuário, tornando os serviços mais acessíveis e econômicos.

  3. Aumento da produtividade: A comunicação por satélite pode melhorar a eficiência e a produtividade das operações, pois, com uma conectividade em alta disponibilidade e confiabilidade, se podem transmitir dados em tempo real, colaborar remotamente, compartilhar informações críticas e tomar decisões mais precisas, aumentando a eficiência operacional e a produtividade.

  4. Comunicação de emergência eficaz: Em situações de desastres naturais, crises ou emergências, a comunicação por satélite desempenha um papel crucial na resposta eficaz e coordenada. Os serviços de comunicação por satélite podem ser rapidamente implantados para estabelecer redes de comunicação temporárias em áreas afetadas.

 

4.0 - Alinhamento ao Planejamento Estratégico / Planejamento de Tecnologia da Informação e Comunicação

  • Indicador de apoio 03: Índice do Grau de satisfação dos clientes

  • Indicador Estratégico 01: Promoção dos direitos à Cidadania

  • Macrodesafio 01:  Garantia dos direitos de cidadania

Do que trata:

Garantir a satisfação dos clientes quanto ao atendimento prestado pela Justiça Eleitoral nos pontos de atendimento ao público (Secretarias Judiciárias, Cartórios Eleitorais e postos descentralizados de atendimento).

A solução em tela também está alinhada à estratégia para a consecução da nova ENTIC-JUD 2021/2026, de acordo com a Planilha de Objetivos e Indicadores (SEI nº 0635101):

  • OE8 - Promover Serviços de Infraestrutura e Soluções Corporativas

 

5.0 - Requisitos da Contratação ( Requisitos mínimos e necessários)

 

5.1 Requisitos Legais

a) Lei 14.133, de 1.º de abril de 2021, estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,

b) Resolução nº 468/2022 do CNJ,

c) Instrução Normativa SGD/ME nº 94/2022 (Dispõe sobre o processo de contratação de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação - SISP do Poder Executivo Federal);

d) Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD), e;

e) Resolução 351/2017 TRE-RR.

 

5.2 Requisitos Tecnológicos mínimos:

A solução a ser apreciada de prover comunicação atendendo aos seguintes requisitos mínimos:

  1. Ter cobertura em todo território brasileiro com vistas a atendimento de contratações provenientes de outros tribunais regionais eleitorais;

  2. A operadora deverá possuir licença própria e válida SCM- Sistema de Comunicação, licenciada pela ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações, ou apresentar declaração de que possuirá tal licença na data da assinatura do contrato;

  3. A tecnologia ofertada deve prover as seguintes características mínimas:

    1. Velocidade mínima de 50Mbps de download e 4Mbps de upload;

    2. Disponibilidade mensal maior ou igual a 99%;

    3. Latência máxima de até 600ms;

    4. Suportar IPV4 e IPV6;

    5. Suportar QoS;

    6. Suportar criptografia pelo menos AES-128;

    7. Suportar conexão em rede virtual privada (VPN) tanto no modelo site-to-site (IPSEC VPN), quanto no modelo site-to-user (SSL VPN);

    8. Possuir equipamento (Hardware e Software) e acessórios necessários ao fornecimento do serviço, e ser fornecido por meio de comodato;

  4. Possuir terminal de comunicação satelital com as seguintes características mínimas:

    1. Para uso fixo:

      1. Possuir alimentação de 110/220AC;

      2. Conectividade com a rede local através do protocolo Ethernet a qual deverá ser provida por uma interface de conexão cabeada no padrão RJ-45 Gigabit Ethernet.

      3. Possuir antena compacta com as dimensões máximas de 100cm de forma a facilitar o transporte e instalação;

      4. Suportar temperatura de operação de até 50°C ou mais;

      5. Possuir grau de proteção mínima IP54;

    2. Para uso transportável e/ou móvel:

      1. Possuir alimentação de 110/220AC;

      2. Conectividade com a rede local através do protocolo Ethernet a qual poderá ser provida por uma conexão WIFI e uma interface de conexão cabeada no padrão RJ-45 Gigabit Ethernet.

      3. Possuir antena compacta com as dimensões máximas de 60Cm de forma a facilitar o transporte e instalação;

      4. Possuir a capacidade apontamento e de registro na rede de serviços de modo automático ou automatizado;

      5. Suportar temperatura de operação de até 50°C ou mais;

      6. Possuir grau de proteção mínima IP54;

 

6.0 - Levantamento das diferentes soluções de TI

Para atendimento da demanda de contratação do serviço de comunicação satelital é necessária a identificação de soluções possíveis de atender aos requisitos disponíveis no mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação

Assim sendo cabe observar que há atualmente, pelo menos, 04 (quatro) tipos de tecnologia no mercado a saber:

  1. Comunicação satelital de dados usando tecnologia em Banda C:

    • A velocidade de acesso à internet em banda C pode variar de acordo com a tecnologia e dos sistemas utilizados para fornecer os serviços de comunicação, pois, comumente é usada em aplicações de telecomunicações via satélite, como televisão por assinatura, transmissão de vídeo e telefonia.

    • Para acesso à internet a velocidade tem se mostrado muito limitada em comparação com as bandas de frequência mais alta. Via de regra, as velocidades típicas de acesso à internet em banda C variam de alguns megabits por segundo (Mbps) a dezenas de Mbps. Por esse lado cabe observar que essas velocidades se mostram insuficientes para as atividades realizadas no atendimento das demandas existentes considerando as necessidades de comunicação por satélite em locais de difícil acesso.

    • Cabe ainda ressaltar que a solução de banda C necessita de instalação de uma infraestrutura de comunicação com custo alto e com muito baixo desempenho, bem como não possibilitar o uso de infraestrutura móvel ou transportável.
       

  2. Comunicação satelital de dados usando tecnologia em Banda Ku:

    • Em relação ao acesso à internet via satélite em banda Ku, é possível obter velocidades mais altas em comparação com a banda C.

    • Mesmo podendo alcançar velocidades adequadas para uma ampla gama de atividades online, incluindo navegação na web, streaming de vídeo em qualidade padrão e alta definição, transferência de arquivos e jogos online, é importante considerar que as velocidades reais podem ser influenciadas por fatores como a largura de banda compartilhada, a demanda na rede, a localização geográfica e as condições atmosféricas.

    • Nesse sentido, considerando a experiência de uso em contratos já celebrados neste TRE-RR, se pode observar que a tecnologia se mostrou limitada quanto à quantidade e banda disponível para atendimento das demandas atuais deste TRE-RR. Além de possuir uma relação entre custo versus benefício desproporcional a outras tecnologias já existentes no mercado.

    • Cabe ainda ressaltar que a solução de banda KU, mesmo necessitando de instalação de uma infraestrutura de comunicação com custo mais baixo em relação a uma solução baseada em banda C, não possibilita o uso de infraestrutura móvel ou transportável sem que haja uma solução personalizada.
       

  3. Comunicação satelital de dados usando tecnologia em Banda Ka:

    • As soluções baseadas na banda Ka têm ganhado destaque nos últimos anos, principalmente para serviços de internet de alta velocidade e comunicações avançadas. Os custos associados à utilização de soluções em banda Ka têm se mostrado favoráveis sob o prisma da relação entre custo versus benefício devido ao uso de tecnologias mais avançadas e maior largura de banda disponível.

    • Em termos de acesso à internet, a velocidade de acesso em banda Ka se mostra significativamente maior em comparação com as bandas C e Ku, devido à maior largura de banda disponível nessa faixa de frequência, motivo pelo qual a torna uma alternativa técnica completamente viável ao atendimento das demandas atualmente existentes.

    • Cabe ainda ressaltar que a solução em banda KA necessita de instalação de uma infraestrutura de comunicação com custo mais baixo em relação a uma solução baseada nas tecnologias já apresentadas, bem como possibilita o uso de infraestrutura móvel ou transportável sem que haja uma solução personalizada.
       

  4. Comunicação satelital de dados usando tecnologia em Órbita Baixa (LEO):

    • As soluções baseadas em constelações de satélites em órbita baixa (LEO) têm a vantagem de menor latência e maior capacidade de transmissão de dados, bem como envolvem custos mais acessíveis para o usuário final.

    • Se tratando de tecnologia nova no mercado mundial, empresas como a SpaceX (Starlink) e a OneWeb tem investido bilhões de dólares no desenvolvimento e lançamento de milhares de satélites em órbita baixa para oferecer serviços de internet global.

Dentre as tecnologias apresentadas cabe um destaque para as três que tem capacidade de atendimento das necessidades demandadas para comunicação de dados de acordo com os requisitos atualmente estabelecidos quanto aos serviços disponibilizados, sejam nos cartórios eleitorais, sejam no atendimento ao eleito durante a justiça eleitoral itinerante. A Comunicação satelital de dados usando tecnologia em Banda C não possui os requisitos técnicos necessários para atendimento das demandas apresentadas neste estudo.

 

7.0 - Justificativa da escolha do tipo de solução
 

Analisando as soluções apresentadas, a comunicação satelital em baixa órbita se mostra como a mais vantajosa considerando:

  • Menor Latência: Os satélites em LEO estão mais próximos da Terra em comparação aos satélites em órbita geossíncrona (GEO). Isso resulta em menor latência a qual é particularmente vantajosa para aplicações em tempo real;

  • Maior Largura de Banda: A comunicação em LEO oferece maior capacidade de largura de banda em comparação com outras opções de satélite.

  • Cobertura Global: Os satélites em LEO operam em constelações, o que permite uma cobertura global mais ampla em comparação com satélites individuais em GEO.

  • Mobilidade: A natureza em movimento dos satélites em LEO também oferece vantagens para aplicações móveis e/ou transportáveis.

  • Potencial de Expansão: Os sistemas de comunicação em LEO estão em constante desenvolvimento e expansão.

  • Estimativa de valores dentro dos parâmetros de mercado considerando as tecnologias existentes confirme se pode observar na tabela a seguir:

Grupo

Item

Descrição

Unidade de Medida

Quantidade

Valor Unitário Estimado Mensal(R$)

Valor Unitário Estimado Anual(R$)

Valor Total Estimado (R$)

1

1

ACESSO À INTERNET TIPO 1: Serviço Corporativo para uso fixo com franquia mínima de 1 TB, ip público fixo ou fixado, e característica continuada.

Serviço

12

5.014,87

60.178,38

722.140,56

2

SERVIÇO DE INSTALAÇÃO PARA O ITEM 1

Serviço

12

4.000,00

48.000,00

48.000,00

3

ACESSO À INTERNET TIPO 2: Serviço Corporativo Franqueado para uso transportável com franquia 1 TB e característica continuada.

Serviço

3

5.014,87

60.178,38

180.535,14

Total Estimado (R$)

770.140,56

É importante ressaltar que cada opção de comunicação via satélite (LEO, GEO, KU, KA) tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Dessa forma, sob o ponto de vista da escolha mais adequada para o atendimento das necessidades específicas, das aplicações planejadas e dos requisitos mínimos necessários, a SOLUÇÃO 03 - Solução de Comunicação satelital de dados usando tecnologia em órbita se mostra a mais adequada aos processo de contração.

 

8.0 - Descrição da solução de TI

Contratação de serviço de comunicação satelital com os seguintes requisitos mínimos:

  • O prazo para início da prestação do serviço para todos os itens dos grupos será de até 60 (sessenta) dias corridos contados da data da assinatura do contrato.
     

ITEM 1: ACESSO À INTERNET TIPO 1: Serviço Corporativo de acesso satelital à internet para uso fixo:

  • O link de acesso Internet Banda Larga deve ser provido através de uma constelação global de Satélites em Órbita Terrestre Baixa (LEO);
  • Deve ter cobertura em todo território nacional, disponível em toda a sua área geográfica, a ser instalado em local fixo previamente informado à CONTRATADA;

  • A capacidade provida deverá em sua integralidade ser dedicada a tráfego corporativo, devendo ser priorizado em relação ao tráfego de assinantes do varejo.

  • A CONTRATADA deverá possuir licença própria e válida SCM - Sistema de Comunicação, licenciada pela ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações, ou apresentar declaração de que possuirá tal licença na data da assinatura do contrato;

  • A CONTRATADA deve ser o próprio fabricante ou revenda autorizada da marca do produto/solução ofertada situação esta que deverá ser comprovada documentalmente ou através de registro no site oficial do fabricante;

  • Deverá ser fornecido um treinamento do tipo HANDS-ON para a equipe técnica responsável a ser indicada pelo CONTRATANTE.

  • Fornecimento do serviço com característica de contratação continuada.

  • A tecnologia ofertada deve prover as seguintes características:

    • Serviço dedicado ao uso corporativo com velocidade mínima de 100Mbps de download e 10Mbps de upload;

    • Disponibilidade mensal maior ou igual a 98%;

    • Latência máxima de até 200ms;

    • Franquia de, pelo menos, 1TB/mês;

    • Suportar IPV4 e IPV6;

    • Suportar QoS, e que aplicações que porventura sejam mapeadas pelo CONTRATANTE, devem ser passíveis de priorização na rede a qualquer momento;

    • Suportar criptografia AES-128;

  • Todos os equipamentos que fazem parte do escopo da solução deverão ser devidamente configurados e administrados pela CONTRATADA, e todas as senhas de acesso com perfil de consulta de todos os roteadores ou equipamentos gerenciáveis deverão ser informados ao CONTRATANTE;

  • Todo o equipamento (Hardware e Software) necessário para o fornecimento do serviço, deverá ser fornecido, por meio de comodato, pela empresa CONTRATADA;

  • O hardware deve possuir as seguintes características:

    • Possuir alimentação de 110/220AC;

    • A conectividade com a rede local da unidade a ser atendida deverá ser provida através do protocolo Ethernet com conexão cabeada e conector RJ-45 padrão Gigabit Ethernet;

    • A antena deve ser compacta, do tipo flat panel, e deve possuir no máximo 60 cm para qualquer dimensão;

    • Suportar temperatura de operação de até 50°C ou mais;

    • Possuir grau de proteção mínima IP54;

    • Deve ser projetada para funcionamento de alto desempenho.

  • Todos acessos destes item devem fornecidos com pelo menos 1 (um) IP PÚBLICO versão 4 (IPV4) fixo ou fixado


ITEM 2: SERVIÇO DE INSTALAÇÃO PARA O ITEM 1

O serviço de instalação deverá compreender:

  • Instalação física e apontamento da antena;

  • Instalação e configuração dos ativos de rede necessários à conexão na rede local da unidade a ser atendida;

  • Caso exista, a passagem de cabos e instalação de acessórios deverá obedecer aos padrões de encaminhamento (leito) do cabeamento estruturado da unidade a ser atendida.

  • Caso não exista padrão de cabeamento na localidade a ser atendida, a CONTRATADA deverá providenciar a infraestrutura necessária para instalação do cabeamento até a sala de equipamentos.

  • Fica a cargo da CONTRATADA o fornecimento de todo o material necessário ao processo de instalação.

 

Data

Evento

Dia D

Assinatura do Contrato

D + 60 dias

Conclusão de instalação de 100% das unidades VSAT contratadas (incluindo testes de aceitação)

  • Para a execução dos serviços de instalação dos circuitos os funcionários da CONTRATADA deverão apresentar-se devidamente identificados.

  • Dos locais de instalação:

ZE

ENDEREÇO

MUNICÍPIO

1

Fórum Advogado Luiz Rittler Brito de Lucena - Av. Santos Dumont nº 760 - Bairro São Pedro - CEP: 69.306-040

Boa Vista - RR

2

Fórum Juiz Antônio Anunciação Neto - Praça do Centro Cívico, s/n.º - CEP: 69.360-000

Caracaraí - RR

3

Fórum Juiz Erasmo da Silveira Fortes - Rua Antônio Dourado de Santana, s/n.º - Centro - CEP: 69.350-000

Alto Alegre - RR

4

Fórum Promotor de Justiça Daniel de Lima Júnior - Av. Ataliba Gomes de Laia, s/nº - CEP: 69.370-000

São Luiz - RR

5

Fórum Advogado Illo Augusto dos Santos - Av. Nazaré Figueiras, 2077 - Bairro Pintolândia - CEP 69316-715

Boa Vista - RR

6

Fórum Advogado Luiz Rosalvo Indrusiak Fin - Av. Padre Ricardo Silvestre, 269 - Centro - CEP: 69.340-000

Mucajaí - RR

7

Fórum Advogado Hesmone Saraiva Grangeiro - Av. Panamericana BR-174, s/n.º – Centro - CEP: 69.345-000

Pacaraima - RR

8

Fórum Juiz de Direito Artur Virgílio do Carmo Ribeiro - Av. Francisco Reginatto, S/N – Parque Amazônia - CEP 69.373-000

Rorainópolis - RR

 

ITEM 3: ACESSO À INTERNET TIPO 2: Serviço Corporativo de acesso satelital à internet para uso transportável:

  • O link de acesso Internet Banda Larga deve ser provido através de uma constelação global de Satélites em Órbita Terrestre Baixa (LEO);

  • Deve ter cobertura em todo território nacional, disponível em toda a sua área geográfica, sem necessidade de comunicação prévia à CONTRATADA, ou qualquer intervenção adicional desta, para mudança de localidade;

  • A capacidade provida deverá em sua integralidade ser dedicada a tráfego corporativo, devendo ser priorizado em relação ao tráfego de assinantes do varejo.

  • A CONTRATADA deverá possuir licença própria e válida SCM - Sistema de Comunicação, licenciada pela ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações, ou apresentar declaração de que possuirá tal licença na data da assinatura do contrato;

  • A CONTRATADA deve ser o próprio fabricante ou revenda autorizada da marca do produto/solução ofertada situação esta que deverá ser comprovada documentalmente ou através de registro no site oficial do fabricante;

  • Deverá ser fornecido um treinamento do tipo HANDS-ON para a equipe técnica responsável a ser indicada pelo CONTRATANTE.

  • Fornecimento do serviço com característica de contratação continuada.

  • A tecnologia ofertada deve prover as seguintes características:

    • Serviço dedicado ao uso corporativo com velocidade mínima de 50Mbps de download e 5Mbps de upload;

    • Disponibilidade mensal maior ou igual a 98%;

    • Latência máxima de até 200ms;

    • Franquia de, pelo menos, 1TB/mês;

    • A comunicação de dados não deve ser interrompida após o fim da franquia mensal. Será aceita a retirada da prioridade do tráfego nestes casos.

    • Suportar IPV4 e IPV6;

    • Suportar QoS, e que aplicações que porventura sejam mapeadas pelo CONTRATANTE, devem ser passíveis de priorização na rede a qualquer momento;

    • Suportar criptografia AES-128;

  • Todos os equipamentos que fazem parte do escopo da solução deverão ser devidamente configurados e administrados pela CONTRATADA, e todas as senhas de acesso com perfil de consulta de todos os roteadores ou equipamentos gerenciáveis deverão ser informados ao CONTRATANTE;

  • Todo o equipamento (Hardware e Software) necessário para o fornecimento do serviço, deverá ser fornecido, por meio de comodato, pela empresa CONTRATADA;

  • O hardware deve possuir as seguintes características:

    • Possuir alimentação de 110/220AC;

    • A conectividade com a rede local da unidade a ser atendida deverá ser provida através do protocolo Ethernet com conexão cabeada e conector RJ-45 padrão Gigabit Ethernet;

    • A antena deve ser compacta, do tipo flat panel, e deve possuir no máximo 60 cm para qualquer dimensão;

    • Suportar temperatura de operação de até 50°C ou mais;

    • Possuir grau de proteção mínima IP54;

 

9.0 - Justificativa para o não parcelamento

A presente contratação não deve ser parcelada pois se trata de projeto de comunicação de dados a ser contratado para uso continuado. Portanto, os itens serão agrupados em 1 único grupo, tendo em que são interdependentes entre si.


10.0 – Adequação do Ambiente

10.1 – Infraestrutura Tecnológica

  • Não há necessidade de adequação para solução.

10.2 – Infraestrutura Elétrica

  • Não há necessidade de adequação para solução.

10.3 – Logística de Implantação

  • Não há necessidade de adequação para solução.

10.4 – Espaço físico

  • Não há necessidade de adequação para solução.

10.5 – Mobiliário

  • Não há necessidade de mobiliário específico para solução.

10.6 – Impacto ambiental

Quanto aos requisitos ambientais, deve-se seguir a seguinte diretriz de sustentabilidade ambiental, estabelecida na IN. 01/2010 SLTI/MPOG, qual seja: o equipamento não deve conter substâncias perigosas em concentração acima da recomendada na diretiva RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances), tais como mercúrio (Hg), chumbo (Pb), cromo hexavalente (Cr(VI)), cádmio (Cd), bifenil-polibromados (PBBs), éteres difenil-polibromados (PBDEs).

 

Equipe de Contratação

Decisão 1153 (0913981)

 

Fábio Rogério Santos Barros
Integrante Demandante 

 

Severino José Caetano Filho
Integrante Técnico

 

Lucas Festinalli
Integrante Técnico 

 

Jeckson Souza Cruz
Integrante Administrativo

Boa Vista, 27 de novembro de 2024.

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Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
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